Uma das novidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) deste ano, divulgadas nesta quarta-feira (6) pela Receita Federal, é que, para ter acesso à declaração pré-preenchia, o contribuinte precisa ter a conta Gov.br no nível prata ou ouro. A exigência é para garantir a segurança dos dados.
O site da Receita passou por uma reforma e concluiu a imigração dos dados para o Gov.br, um portal que reúne, em um só lugar, serviços e informações do governo federal.
Como criar uma conta no site Gov.br?
Para criar uma conta basta acessar o site gov.br ou pelo aplicativo o aplicativo no celular. Basta clicar no botão “Entrar com Gov.br”, digitar o CPF e seguir as orientações.
Com uma única senha, é possível acessar os serviços digitais do Governo Federal, incluindo a Receita Federal. Quando a conta é criada, automaticamente, estará no nível bronze.
Como mudar de conta bronze para prata no Gov.br?
Para mudar de bronze para prata é necessário fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da foto com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou validação dos dados de uma conta bancária.
São 12 bancos credenciados: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay.
No caso dos servidores públicos federais, é preciso validar os dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). Ao término do cadastro, estes servidores já vão possuir uma conta de nível prata.
Para obter o nível ouro, o processo é semelhante. Será preciso fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência de foto nas bases da Justiça Eleitoral; ou validação dos dados utilizando o aplicativo Gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN); ou validação dos dados com Certificado Digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), que garante a emissão de certificados digitais de forma segura e com validade jurídica.
Quem está no nível prata tem direito a uma única conta para acessar diversos serviços digitais; pode fazer o login em qualquer serviço Gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; gerenciar as autorizações de uso de dados pessoais e realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial.
Também permite visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica; acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta Gov.br e habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta.
Já na conta ouro, os benefícios são os mesmos, com a diferença de que o nível de segurança é máximo.
LEIA TAMBÉM