Embora o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 termine somente no dia 31 de maio, já tem muita gente de olho na restituição.
De acordo com a Receita Federal, neste ano serão cinco lotes de restituição. O primeiro está marcado justamente para 31 de maio. O segundo lote será pago dia 30 de junho, o terceiro dia 31 de julho, o quarto lote dia 31 de agosto e o quinto e último lote dia 29 de setembro.
Ainda segundo a Receita Federal, recebem primeiro contribuintes com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos; portadores de deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Em seguida, conforme a Receita, vêm os pagamentos para contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido da declaração ou que optarem por receber a restituição via PIX. Essa foi uma novidade trazida pelo Fisco neste ano.
A partir daí, segundo as regras da Receita, a prioridade do pagamento acontece pela data de entrega da declaração do Imposto de Renda, ou seja, quanto mais cedo o documento for enviado ao Fisco, maior a chance de o contribuinte receber um eventual valor de imposto a restituir já nos primeiros lotes.
Clique aqui para consultar sua restituição do Imposto de Renda 2023.
LEIA TAMBÉM