CADASTRO

IMPOSTO DE RENDA: 3 passos para sair do nível bronze para prata ou ouro no Gov.br

Através dele, é possível acessar serviços públicos digitais, fazer a Prova de Vida e assinar documentos digitais em processos eletrônicos

Publicado em: 13/03/2024 13:24
Última atualização: 15/03/2024 08:13

Para ter acesso a vários serviços e informações de forma digital, o cidadão precisa ter uma conta Gov.br. Esse cadastro é uma identificação que comprova a identidade da pessoa de forma on-line. Através dele, é possível acessar serviços públicos digitais, fazer a Prova de Vida, assinar documentos digitais em processos eletrônicos, entre outros.


Portal Gov.br Foto: Divulgação/Agência Brasil

E para quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), uma das novidades deste ano é que, para ter acesso à declaração pré-preenchia, o contribuinte precisa ter a conta Gov.br no nível prata ou ouro. A exigência é para garantir a segurança dos dados. 

1. Como criar/acessar sua conta Gov.br

A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro através do site ou do aplicativo. (Confira os links abaixo).

Site (https://sso.acesso.gov.br)
App (disponível para iOS ou Android)

2. Mudar da conta bronze para prata no Gov.br

Para mudar de bronze para prata é necessário fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da foto com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou validação dos dados de uma conta bancária. São 12 bancos credenciados: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay.

No caso dos servidores públicos federais, é preciso validar os dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). Ao término do cadastro, estes servidores já vão possuir uma conta de nível prata.

3. Mudar da conta prata para ouro no Gov.br

Para obter o nível ouro, será preciso fazer o reconhecimento facial pelo app para conferência de foto nas bases da Justiça Eleitoral; ou validação dos dados utilizando o aplicativo Gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN); ou validação dos dados com Certificado Digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), que garante a emissão de certificados digitais de forma segura e com validade jurídica.

Qual a diferença entre prata e ouro no Gov.br?

Quem está no nível prata tem direito a uma única conta para acessar diversos serviços digitais; pode fazer o login em qualquer serviço Gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; gerenciar as autorizações de uso de dados pessoais e realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial.
Também permite visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica; acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta Gov.br e habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta.
Já na conta ouro, os benefícios são os mesmos, com a diferença de que o nível de segurança é máximo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas