CADASTRO
IMPOSTO DE RENDA: 3 passos para sair do nível bronze para prata ou ouro no Gov.br
Através dele, é possível acessar serviços públicos digitais, fazer a Prova de Vida e assinar documentos digitais em processos eletrônicos
Última atualização: 15/03/2024 08:13
Para ter acesso a vários serviços e informações de forma digital, o cidadão precisa ter uma conta Gov.br. Esse cadastro é uma identificação que comprova a identidade da pessoa de forma on-line. Através dele, é possível acessar serviços públicos digitais, fazer a Prova de Vida, assinar documentos digitais em processos eletrônicos, entre outros.
E para quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), uma das novidades deste ano é que, para ter acesso à declaração pré-preenchia, o contribuinte precisa ter a conta Gov.br no nível prata ou ouro. A exigência é para garantir a segurança dos dados.
1. Como criar/acessar sua conta Gov.br
A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro através do site ou do aplicativo. (Confira os links abaixo).
Site (https://sso.acesso.gov.br)
App (disponível para iOS ou Android)
2. Mudar da conta bronze para prata no Gov.br
Para mudar de bronze para prata é necessário fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da foto com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou validação dos dados de uma conta bancária. São 12 bancos credenciados: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay.
No caso dos servidores públicos federais, é preciso validar os dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). Ao término do cadastro, estes servidores já vão possuir uma conta de nível prata.