Devido ao estouro no tempo de passagem pelo Porto Seco, a Escola de Samba Império do Sol, de São Leopoldo, foi punida com um décimo e acabou caindo da Série Ouro para Série Prata do carnaval de Porto Alegre, exatamente por esta penalização. De acordo com a direção da agremiação, o estouro teria sido de um minuto. A escola leopoldense ficou empatada com a Fidalgo e Aristocratas em pontos, mas acabou caindo nos critérios de desempate – se não tivesse sido penalizada, teria ficado um décimo à frente da adversária.
O título da Série Ouro ficou a escola Estado Maior da Restinga, com o samba-enredo Bendita és tu, Anastácia Negra dos Olhos Azuis. A escola venceu 11 anos após seu último título.
Na Série Prata, venceu a escola Copacabana, da comunidade Bom Jesus, que trouxe como enredo Agudás, Ideais de Liberdade da Negritude. A Copacabana sobe à Ouro no lugar, exatamente, da leopoldense Império do Sol.
Em 2024, ano que marca o bicentenário da imigração alemã, a escola Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo, também disputará uma vaga na Série Ouro. A escola hamburguense conquistou o quarto lugar na Série Prata neste ano.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags