VÍTIMAS DE INTOXICAÇÃO
Vídeo mostra falha que pode ter causado morte de quatro jovens dentro de BMW em Balneário Camboriú
Polícia Civil de Santa Catarina suspeita que vítimas tenham sofrido intoxicação e asfixia por monóxido de carbono
Última atualização: 02/01/2024 13:40
Um pequeno vídeo que faz parte da investigação da morte de quatro jovens dentro de uma BMW em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, mostra a falha que pode ter jogado monóxido de carbono para dentro do carro. A principal suspeita é que eles tenham sido vítimas de intoxicação e asfixia.
Os jovens morreram no início da manhã desta segunda-feira (1º), quando estavam dentro do carro no pátio da estação rodoviária de Balneário Camboriú. Eles passaram a virada do ano na cidade e estariam retornando a Florianópolis, onde moravam. Uma jovem de 19 anos sobreviveu.
O vídeo foi revelado nesta terça-feira (2) pelo canal de televisão NSC e pelo site de notícias NSC Total. O delegado Bruno Effori confirmou ao canal que a imagem mostra uma ruptura em uma conexão do cano de escapamento do motor.
A suspeita é que, com isso, ao invés de sair pelo escapamento na traseira da BMW, grande parte do monóxido de carbono produzido pelo motor acabou sendo sugada pelo ar condicionado do carro. Os jovens estavam parados na rodoviária com o ar ligado, ou seja, respiraram o ar contaminado.
"O cano de escape sai do motor, corre por debaixo do carro no assoalho e sai na traseira. Nesse caso, a conexão do cano com o motor está rompida por meio centímetro", confirmou o delegado à imprensa catarinense.
Parentes de uma das vítimas contaram à Polícia Civil de Santa Catarina que a BMW havia passado recentemente por uma customização no sistema de escapamento. O objetivo era aumentar o ronco do motor. O carro ainda estava emplacado em Minas Gerais, embora as vítimas morassem em SC há cerca de um mês.
Morreram dentro do carro Gustavo Pereira Silveira Elias, 24 anos, Tiago de Lima Ribeiro, 21, Karla Aparecida dos Santos, 19, e Nicolas Oliveira Kovaleski, 16 anos. Tiago era natural de Patos (MG) e, os demais, de Paracatu (MG). Eles terão velório coletivo em um ginásio de Paracatu.