abc+

COVID-19

IDH no Brasil retrocedeu 6 anos no período pós pandemia

Os dados são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Publicado em: 28/05/2024 às 18h:05 Última atualização: 28/05/2024 às 18h:05
Publicidade

O IDH brasileiro teve um retrocesso de 22,5% no período após a pandemia do Covid-19. Os dados são do relatório lançado nesta terça-feira (28), em Brasília, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Índice de desenvolvimento humano teve um retroceço de 22,5 % no Brasil após a pandemia | abc+



Índice de desenvolvimento humano teve um retroceço de 22,5 % no Brasil após a pandemia

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O estudo da organização traz um recorte sobre os estados brasileiros em relação à trajetória do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre 2012 e 2022 e os impactos sofridos durante a crise sanitária.

Com as três dimensões usadas para medir o desenvolvimento humano – longevidade da população, renda e educação –, é possível compreender melhor a importância dessa análise mutidimensional, diz a coordenadora de Desenvolvimento do PNUD, Betina Barbosa.

“A reação no IDH brasileiro nos faz perder 10 anos de melhoria no IDH longevidade, 10 anos de melhoria no IDH renda e dois anos de melhoria no IDH educação”, acrescenta.

Desigualdade

De acordo com Betina, o estudo mostra que, da mesma forma que a pandemia afetou de forma diferenciada os países em todo o mundo, as populações também foram impactadas de forma diferente.

“A gente tem 27% dos lares brasileiros chefiados por mulheres negras. Esses lares constituem quase 30% da população brasileira, e neles estão quase 34% de todas as crianças e jovens de até 14 anos. No entanto, o rendimento total desses lares chega a apenas 16% de todo o rendimento do Brasil”, ressalta coordenadora.

Projetando os dados para o futuro, a pesquisadora entende que a maior parte da população que vai compor o país daqui a alguns anos será de negros e pardos, como já ocorre no Norte, onde esse grupo representa 80%.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade