ATAQUE EM SC
Homem invade creche em Blumenau e mata pelo menos quatro crianças
Outras quatro crianças ficaram feridas, uma em estado grave, segundo a Polícia. Caso aconteceu na manhã desta quarta-feira
Última atualização: 01/03/2024 09:20
Um homem atacou uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, e matou quatro crianças na manhã desta quarta-feira (5). Outras quatro crianças ficaram feridas, uma em estado grave, e foram levadas ao Hospital Santo Antônio, na mesma cidade. O governador do Estado, Jorginho Mello, confirmou a prisão do homem que se apresentou como autor do ataque. Luiz Henrique de Lima tem 25 anos e se entregou no 10º Batalhão da Polícia Militar logo após o crime.
Segundo o portal NSC, a Polícia Militar informou que o suspeito teria chegado em uma moto ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha, e pulado o muro da escola. Uma professora que estava no local no momento do crime contou que ele atacou, com uma machadinha, crianças que participavam de uma roda de conversa no parquinho.
De acordo com o portal G1, as crianças que morreram foram identificas como Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabest da Cunha, de 4 anos, Larissa Maia Toldo, de 7 anos, e Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos.
A mãe de uma menina que estava na escola particular, mas que não ficou ferida, relatou ao portal de notícias NSC ter sido informada sobre o ataque por uma colega de trabalho. Ela conta que, assim que soube da notícia, em estado de choque, jogou-se no chão e pediu para que alguém a levasse ao local.
Quando pegou o celular, viu que havia recebido uma mensagem da diretora da creche, falando sobre o que havia acontecido e solicitando que ela buscasse sua filha. Outros pais fizeram o mesmo.
O governo de Santa Catarina cancelou as aulas em Blumenau nesta quarta e quinta-feira (6) e decretou três dias de luto oficial na cidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou nas redes sociais sobre o ataque, classificando-o como "uma tragédia inaceitável".
Outros casos
O crime na creche catarinense acontece nove dias depois de ataque a uma escola de São Paulo, no qual um estudante esfaqueou outros alunos e professores. Esta também é a segunda invasão a escolas de Santa Catarina em menos de dois anos. Em 2021, no município de Saudades, cinco pessoas foram mortas.