abc+

FICA PRA 2024

Governo recua e suspende restrições ao trabalho nos domingos e feriados

Medida tomada pelo governo restringia atividades dos setores de comércio e serviços.

Joceline Silveira
Publicado em: 23/11/2023 às 14h:59 Última atualização: 24/11/2023 às 09h:10
Publicidade

Após intensa pressão do setor produtivo e parlamentares, o Governo Federal recuou e adiou para março de 2024 a portaria que restringe trabalho de setores do comércio e serviços nos feriados. Dessa forma, a legislação atual continua valendo e permite o trabalho, sem restrições, aos domingos e nos feriados, segundo afirmou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nesta quarta-feira (22): “O entendimento que chegamos ao escutar as bancadas é de que a nossa portaria será refeita com a validade a partir de 1º de maro. Neste período, haverá um grupo tripartite de negociação para construção da convenção nacional de preferência, podendo ouvir os territórios e cada ente federado, sempre respeitando as particularidades das leis municipais”

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. | Jornal NH



O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A suspensão ocorre um dia após a Câmara aprovar a urgência de um projeto de decreto legislativo (PDL) que visa derrubar a portaria.

A medida foi recebida com alívio por entidades representativas do setor produtivo do Rio Grande do Sul, que criticaram e manifestaram preocupação com uma efetivação da portaria. “Estamos aliviados com essa medida. As entidades precisam permanecer unidas para garantir que o comércio continue contribuindo para o desenvolvimento econômico, sem ser penalizado por legislações que vão contra esse objetivo” , afirma o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.

Entenda

No dia 14 de novembro, o Ministério do Trabalho revogou uma portaria que facilitava o trabalho durante feriados. E estabeleceu que setores do comércio e serviços só possam trabalhar aos domingos e feriados mediante negociação com sindicatos ou lei municipal que autorize. A nova regra alterava a portaria de 2021 que liberava de forma permanente o trabalho nesses dias para 14 categorias do comércio.

Na portaria original, a permissão era permanente. Bastava um acordo direto para o empregador comunicar o empregado sobre o dia de expediente, desde que respeitada a jornada prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A medida valeria a partir de janeiro de 2024.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade