FIM DO SEGREDO
Governo Lula derruba sigilo de 100 anos e libera lista de visitas a Michelle Bolsonaro
Reportagem publicada pelo Estadão mostra que relação de entrada no Palácio da Alvorada inclui pastor, cabeleireira e ‘personal stylist’
Última atualização: 15/01/2024 17:05
Em atenção à promessa feita no período de campanha, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a rever os sigilos de 100 anos impostos sobre determinadas informações durante gestão Jair Bolsonaro. O primeiro deles já foi derrubado. Trata-se da lista de pessoas que visitaram a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. O Estadão teve acesso exclusivo ao conteúdo e publicou os nomes nesta quarta-feira (11). (Veja abaixo).
A lista, 565 registros, inclui pastor, cabeleireira e até 'personal stylist'. As entradas no Palácio da Alvorada listadas abrangem o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022.
A frequentadora mais assídua foi Nídia Limeira de Sá. Diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação, ela atua na área de predileção de Michelle. O segundo a fazer mais visitas à ex-primeira dama foi o pastor Claudir Machado. Seu nome aparece 31 vezes. Nas redes sociais, ele se identifica como "de direita e conservador". Na virada do ano, postou foto ao lado de Michelle declarando seu "profundo carinho, respeito e admiração".
Durante o governo de Jair Bolsonaro, essa informação havia sido solicitada por um cidadão via Lei de Acesso à Informação (LAI) – ferramenta por meio da qual qualquer pessoa pode pedir acesso a informações públicas. Na época, o pedido foi negado sob alegação de que o dado era pessoal e que estava protegido por 100 anos.
Além das visitas a Michelle no Alvorada, telegramas do Itamaraty sobre a prisão do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho no Paraguai e a carteira de vacinação do presidente foram colocados sob sigilo.
As visitas a Michelle Bolsonaro (Nome - nº de visitas)
- Nídia Regina Limeira de Sá - 51 vezes
- Pastor Claudir de Goes Machado - 31 vezes
- Marion Costa de Bom - 24 vezes
- Elizângela Ramos de Souza Castelo Branco - 24 vezes
- Juliene Ribeiro da Cunha - 24
- Beatriz Ferreira de Souza - 19
- Silene de Jesus Mendes Borges - 13
- Mariana Mendes Freitas Ávila - 11
- Luana Siqueira Leal Suza - 11
- Silvana de Fátima Neitzke - 11
- Fernanda Moreira Pereira - 8
- Dannia Vasconcelos - 5
- Tiago Ximenes Amâncio Genova - 5
- Cynara Araújo Resende Boechat - 4