abc+

NA TV NESTA QUINTA-FEIRA

GOLPE DOS NUDES: Linha Direta apresenta crime que tornou região de Novo Hamburgo referência nacional; relembre

Região foi apontada como centro da ação criminosa que fez vítimas em vários lugares do País; Duas falsas delegacias usadas no esquema foram descobertas

Ubiratan Júnior
Publicado em: 24/05/2023 às 17h:09 Última atualização: 27/12/2023 às 14h:56
Publicidade

Um crime que envolve extorsão e pressão psicológica colocou o Vale do Sinos no mapa nacional como ponto de referência do golpe dos nudes. Nesta quinta-feira (25), o programa televisivo Linha Direta, da Rede Globo, apresentará a ação criminosa que atravessou os limites gaúchos e fez vítimas em outros estados brasileiros. Atração comandada por Pedro Bial será exibida a partir das 23 horas. 

Linha Direta volta à grade da Globo com Pedro Bial no comando | abc+



Linha Direta volta à grade da Globo com Pedro Bial no comando

Foto: Rede Globo

Entre as vítimas, está um idoso de 68 anos que acreditava namorar uma menina e perdeu R$ 104 mil. Segundo a investigação da Polícia Civil de São Paulo, o morador de Presidente Venceslau foi atraído nas redes sociais por imagens de uma jovem que o seduziu e o chamou para conversar no WhatsApp.

O homem teria praticado “sexo virtual” com a menina que acreditava namorar. Depois, um criminoso se passando pelo pai da jovem apareceu cobrando dinheiro para tratamento médico da garota, que teria entrado em depressão.

A tortura psicológica foi além, outros criminosos passaram a fazer contato com o idoso informando que a jovem, que seria menor de 14 anos, teria cometido suicídio e exigiam valores em dinheiro para não prendê-lo por pedofilia. O grupo criminoso usava réplicas de documentos com logotipos do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Esse é apenas dos casos que envolve esse esquema, que teria envolvimento da Facção Os Manos. 

Em 2022, duas delegacias falsas foram descobertas em Novo Hamburgo. Segundo as investigações, eram desses locais que a quadrilha encenava os golpes aplicados em vítimas do Centro do País.

Envolvidos e prisões

Um casal de criminosos gaúchos são apontados como os principais articuladores do esquema. O homem de 35 anos já estava preso em um presídio de Charqueadas. Já a mulher de 25 anos não havia sido localizada na residência em Campo Bom, onde foi rastreada através de sinal telefônico do contato que usava para falar com vítimas apontava. No local, a polícia encontrou um homem dormindo que alegou não conhecer a acusada.

A ex-esposa de um traficante gaúcho também foi presa após ação de busca e apreensão em um sobrado no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. No local, um objeto mantido sob sigilo pela Polícia foi apreendido. Segundo a investigação, o item tem relação com as delegacias clandestinas descobertas na cidade.

Uma moradora de Parobé, no Vale do Paranhana, também foi alvo das investigações. Ela e o companheiro foram presos por tráfico de drogas durante ação policial na casa onde residiam. O casal negou participação no esquema do golpe dos nudes e delatou a irmã da mulher como envolvida na ação criminosa. A Polícia foi até a casa da mulher, que fica no mesmo município da irmã que a apontou. Ela confessou a participação nos golpes. 

Veja a chamada do programa: 

*Com informações de Silvio Milani. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade