A crise ambiental registrada no Brasil deixou a qualidade do ar insalubre em oito estados e no Distrito Federal neste domingo (25). A deterioração em grande parte do território brasileiro ocorre em função da fumaça das queimadas na Amazônia, no Pantanal, em São Paulo, e focos de fogo de menor escala em diversos estados, bem como em países vizinhos.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Conforme a MetSul Meteorologia, os dados são da IQAir, empresa de tecnologia da qualidade do ar que faz o monitoramento das condições da atmosfera ao redor do globo.
No Amazonas, no Acre, em Rondônia, no Pará, em Tocantins, em Goiás, em Minas Gerais, em São Paulo e mais a área do Distrito Federal (Brasília e cidades do entorno), a qualidade do ar é descrita como “unhealthy” ou insalubre (prejudicial à saúde).
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Onde são registrados os piores índices de qualidade do ar?
Rondônia registra os piores índices de qualidade do ar. Segundo divulgado pela empresa de meteorologia, é neste estado que os índices estão acima de 200, ou seja, entre muitos ruins e péssimos. Há grande quantidade de fumaça com material particulado por queimadas no estado e no chamado de arco do desmatamento, no sul do Amazonas.
VÍDEO: Incêndio consome fábrica de chocolates na Serra gaúcha
Em Brasília, os índices de qualidade do ar estão entre 150 e 180, apontando péssima qualidade do ar pela grande presença de material particulado (MP2.5 e MP10) na atmosfera.
Conforme a tabela da Cetesb de São Paulo e usada por vários serviços ambientais do Brasil, a qualidade do ar é boa com índices de 0 a 40, moderada de 41 a 80, ruim de 81 a 120, muito ruim de 121 a 200 e péssima acima de 200.
Dificuldade de monitoramento
A MetSul explica que o País possui baixíssima cobertura de estações de qualidade do ar, o que dificulta o monitoramento do ar que o brasileiro respira. Modelos numéricos e satélites auxiliam no acompanhamento diário das condições atmosféricas.
Trem Porto Alegre-Gramado: Nova etapa deve ser anunciada nos próximos dias
Frente fria desloca fumaça
A frente fria que despencou as temperaturas no Rio Grande do Sul nos últimos dias avança pelo Brasil e deslocou a fumaça das queimadas nas últimas horas para parte de Minas Gerais, Goiás, onde afetou voos, e Distrito Federal.
O que é recomendado pelas autoridades?
– Usar lágrimas artificiais para aliviar ardência e secura nos olhos;
– Usar umidificador para ajudar a reduzir as partículas no ar, tornando o ambiente mais úmido (se não tiver o aparelho, utilize bacias com água e toalhas molhadas como alternativa);
– Usar máscara sempre que sair de casa;
– Manter portas e janelas fechadas, incluindo as do carro;
– Praticar atividades físicas em ambientes fechados e bem ventilados.
LEIA TAMBÉM