PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria avança e temperaturas podem despencar até 0°C; veja onde e impacto
Inmet está com quatro alertas vigentes para o Estado, sendo um para declínio de temperatura e três para tempestade
Última atualização: 04/09/2024 12:34
Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil entre esta quarta (4) e quinta-feira (5). Por isso, haverá aumento de nebulosidade e previsão de chuva para os três estados da região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) possui quatro alertas vigentes, sendo um para declínio de temperatura e três para tempestade em diferentes pontos do RS.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme a MetSul Meteorologia, na retaguarda da frente fria, avança uma massa de ar frio com queda de temperaturas. Os gaúchos são os primeiros a sentir os impactos, com baixa nos termômetros já nesta quarta. As mínimas no Estado devem ser registradas à noite, quando a sensação térmica prevista é de 10°C e 12°C na maioria das cidades do RS.
CHUVA PRETA: Fenômeno causado por grande quantidade de fuligem pode atingir o RS nas próximas horas
Esse ar frio vai estar associado a um centro de alta pressão que vai estar sobre a Região Sul do Brasil na sexta (6), o que vai garantir tempo firme com temperaturas mais baixas.
VÍDEO: Meteoro explosivo de grande magnitude é visto no céu do RS
O que esperar do frio no RS?
A quinta-feira deve começar com temperatura baixa, com as menores marcas no oeste, no sul e na Serra gaúcha, quando deve fazer menos de 10°C. A previsão é de que a madrugada mais fria seja a de sexta, uma vez que o tempo vai estar mais aberto, o vento mais fraco e com a presença do centro de alta pressão. As mínimas devem ser de um dígito tanto no Estado quanto em Santa Catarina e no sul do Paraná.
Na área metropolitana, as mínimas devem ficar entre 6°C e 7°C. No interior, pode chegar aos 5°C. Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul catarinense, diferentes pontos podem registrar marcas perto de 0°C e até negativas em algumas cidades. Esse frio, inclusive, pode trazer geada, mas em um número menor de cidades do que o registrado em agosto.
Os meteorologistas pontuam que essa massa de ar frio não é de forte intensidade, bastante comum em setembro, quando as temperaturas mais baixas são de curta duração. No final desta semana, os termômetros devem voltar a registrar aumento.
Impacto em outras regiões do País
A MetSul destaca que a massa de ar frio refresca muito brevemente parte do Mato Grosso do Sul e do leste do Sudeste, mas logo volta a aquecer acentuadamente.
A frente fria, por exemplo, traz chuva e temperatura baixa no Rio de Janeiro na sexta. No mesmo dia, a cidade de São Paulo tem refresco antes do calor voltar no sábado (7).