FLAGRADA PELOS SATÉLITES
FOTOS: Fumaça das queimadas no Brasil é vista do espaço pela Nasa
Imagens mostram que fumaça das queimadas podem ser vistas há mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra
Última atualização: 14/09/2024 11:55
Não é apenas o céu de diversas partes do País, como no Rio Grande do Sul, que está acinzentado pela fumaça vinda dos incêndios que acontecem no Brasil. Ela também pode ser vista do espaço.
ENTENDA: Quando o céu volta a ficar azul no RS?
A imagem é do gerador de imagens, chamado Earth Polychromatic Imaging Camera (Epic), da Nasa, capturado pelos satélites do observatório Deep Space Climate Observatory (Dscovr).
A foto foi tirada no início do mês, no dia 3 de setembro deste ano, e mostra a fumaça causada pelos incêndios florestais no País há mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
Em outra imagem, a região do Pantanal, entre o Brasil e a Bolívia, também pode ser vista pegando fogo. O local passou por um número recorde de queimadas florestais durante junho de 2024, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas no Espaço (Inpe).
"No Brasil e na Bolívia, as queimadas chegaram a níveis que não eram vistos desde 2010", afirmou a Nasa.
CONFIRA: Chuva preta é registrada na Serra gaúcha durante temporal; veja
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Fumaça no Brasil continua até o fim de setembro
A qualidade do ar piorou em grande parte do País, após a fumaça de espalhar. O céu ficou cinza e, quando o sol aparece, a imagem é de uma bola laranja no horizonte. E isso pode continuar por tempo indeterminado.
A meteorologista Estael Sias explicou que o céu só voltará a ficar azul no RS quando os incêndios forem apagados no resto do Brasil. E isso pode acontecer somente entre o final de outubro e ao longo de novembro.