DERIVADOS DO PETRÓLEO

FIM DA PARIDADE: Petrobras anuncia nova política de preços para combustíveis

Comunicado foi divulgado na manhã desta terça-feira; confira o que a petrolífera diz sobre a mudança na estratégia comercial

Publicado em: 16/05/2023 08:33
Última atualização: 26/03/2024 21:12

Em comunicado, nesta terça-feira (16), a Petrobras anunciou o fim da política de paridade de preços do petróleo e dos combustíveis derivados (como gasolina e diesel) com o dólar e o mercado internacional.

No documento divulgado nesta manhã, a empresa esclarece que a nova estratégia comercial "usa referências de mercado como: (a) o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e (b) o valor marginal para a Petrobras". 

Petrobras muda política de paridade internacional Foto: Agência Brasil

E que "o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino".

A Petrobras afirma, no entanto, que "os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio".

A premissa, conforme a petrolífera, será de preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes. "Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável."

Com isso, a empresa destaca que terá "mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores".

Acesse aqui o comunicado na íntegra

No domingo (14), a empresa havia informado que discutia internamente mudanças em suas políticas de preço, que seriam, posteriormente, analisadas pela diretoria executiva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas