abc+

FÉRIAS ESCOLARES

Férias escolares: confira 7 atividades para as crianças se divertirem em casa

As brincadeiras são simples e podem divertir toda a família durante as férias, sem precisar das telas

ico_abcmais_azul
Publicado em: 09/07/2024 às 16h:35 Última atualização: 09/07/2024 às 16h:35
Publicidade

Julho chegou e, com ele, as férias escolares, tão aguardadas pelas crianças e adolescentes. Ainda que as telas sejam extremamente presentes na atualidade, é importante que os tutores estimulem que elas sejam deixadas de lado.

Crianças da etnia Warao brincando de jogar bola | abc+



Crianças da etnia Warao brincando de jogar bola

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pode parecer desafiador, com a TV, telefone e celulares, mas é o momento perfeito para estimular que as crianças exerçam um dos direitos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): brincar.

E as brincadeiras são extremamente importantes durante a infância! Isso porque “fortalece o desenvolvimento cognitivo e a criatividade, desenvolve a autonomia, aperfeiçoa vínculos familiares, combate o sedentarismo, além de evitar o tédio”, de acordo com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para tentar aplacar as telas durante as férias, confira 7 atividades para as crianças durante as férias, de acordo com a Fundação Abrinq, Ong ChildFund Brasil e Passos da Criança.

Atividades para fazer em casa com as crianças:

Caça ao tesouro

Exercitando a imaginação, brincar de caça ao tesouro com as crianças é uma ótima forma de fazer com que elas se divirtam e acabar brincando junto!

Para isso, espalhe mensagens ou mapas com pistas que levem a um objetivo final, onde eles podem encontrar os tesouros, de acordo com a Fundação Abrinq.

Boliche de meias

Uma brincadeira rápida de montar é pegar garrafas de plástico vazias e usá-las como pinos. Para as bolas, é só enrolar meias.

Esconde-esconde noturno

Esconde-esconde dentro de casa parece um tanto impraticável, visto que nem todas as casas e apartamentos possuem espaços e locais para se esconder. Então, que tal apagar as luzes? Assim, aumenta o número de esconderijos. É necessário apenas tomar cuidado com os sustos.

Tiro ao alvo

Uma atividade em grupo divertidade é criar um alvo, como um pedaço de papel na parede ou algum objeto, que não quebre ou cause danos, e então jogar bolas de papel nele. Quem tem a melhor mira em casa?

Massinhas

Exercitando a criatividade, as massinhas são uma ótima forma de entreter os pequenos. Com elas, eles podem deixar a imaginação fluir e dar vida aos personagens, amigos imaginários, entre outros.

Desenho maluco, pinturas e montagens livres

A arte não é importante apenas para os adultos, afinal, as crianças também usam dela como forma de se expressar, de acordo com a Child Fund Brasil. Com tinta, revistas velhas, lápis de cor, papel e cola, é possível fazer uma infinidade de atividades!

Entre elas, está o desenho maluco! Conforme a ONG Passos da Criança, cada um deve receber uma folha de papel e desenhar uma cabeça. Depois, as folhas serão trocadas e os participantes devem desenhar o corpo. Novamente, os desenhos irão passar para o próximo e assim por diante, até que todo o boneco tenha sido feito.

Já as revistas, cola e tinta podem ser usadas para montagens e pinturas livre, onde a criança deixa a imaginação solta. 

Missão impossível

Se o pequeno precisa de mais ação, a brincadeira missão impossível pode levar a adrenalina necessária para ele! 

Para a brincadeira, o adulto precisa pegar fios de barbante e prender de um ponto ao outro da sala. A ideia é que os participantes não podem encostar neles enquanto tentam atravessar o cômodo. 

Manual de atividades de graça

Se ainda quiser mais atividades para fazer com as crianças, o Projeto Brinca e Aprende Comigo, da ChildFund Brasil com a The LEGO Foundation, tem dois livros disponíveis de graça para baixar, cheios de ideias para brincadeiras.

Para ter acesso, é só entrar no site oficial dos Cardápios de Atividades e baixar o que te interessar mais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade