GENTE
FAUSTÃO PIOROU? Cinco sinais de alerta para a insuficiência cardíaca, doença que levou o apresentador à fila do transplante
Insuficiência cardíaca atinge, em média, 2% da população com até 70 anos
Última atualização: 20/08/2023 23:40
Um quadro de insuficiência cardíaca levou o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, para o Hospital Albert Einstein no último dia 5. Neste fim de semana os médicos concluíram que Faustão precisará ser submetido a um transplante e agora o famoso está na fila de espera por um coração. No Brasil, a fila do transplante é única e administrada pelo SUS.
Insuficiência cardíaca é constatada quando o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade ideal de sangue que o corpo precisa para dar conta de suas necessidades. Pode ocorrer em qualquer momento da vida e atinge cerca de 2% da população com idade de até 70 anos. No Brasil, estima-se de 3 milhões de pessoas sofram de insuficiência cardíaca.
Segundo a Associação Brasileira de Cardiologia, existem cinco sinais que servem de alerta para sintomas de insuficiência cardíaca:
1. Inchaço nos pés e tornozelos; os calçados não cabem mais ou apertam muito.
2. Uso repentino de mais de um travesseiro ou então de um mais alto que o normal; isso acontece para compensar a dificuldade de respirar deitado causada pelo acúmulo de fluído nos pulmões.
3. Frio constante nas mãos e nos pés; pode acontecer porque o corpo acaba direcionando sangue quente para o cérebro e outros órgãos vitais.
4. Tosse frequente e incontrolável, acompanhada de falta de ar.
5. Cansaço repentino para a realização de atividades físicas, muitas vezes simples.
"Esses sintomas confundem os pacientes e às vezes os próprios profissionais de saúde porque levam os pacientes a pensarem, por exemplo, em patologias pulmonares, em doenças abdominais, mas isso é reflexo de um 'coração fraco'", disse Flávio de Souza Brito, da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), ao site G1.
Entre as causas da insuficiência estão: danos ao músculo do cardíaco; infarto do miocárdio; doenças inflamatórias do coração; Doença de Chagas; hipertensão crônica; doenças das válvulas cardíacas; e doenças congênitas.