A história das duas bebidas é conhecida, mas ainda há quem ache que há grande diferença entre elas. As comemorações do final de ano estão chegando e a dúvida volta. Afinal, espumante e champagne são a mesma coisa? Qual é a diferença? A redação do ABC Mais conversou com o vice-diretor da Associação Brasileira de Sommelier do Rio Grande do Sul (ABS-RS) Marcelo Vargas e explica abaixo.
Espumante e champagne são a mesma coisa?
A verdade é que sim e não. O espumante vem do vinho e a champagne é um tipo de espumante. Para ser o primeiro, ele passa por um processo de fermentação que libera gás natural. Desta forma, “todas as bebidas que tem acima de 4 atmosferas de pressão” são chamadas assim, explica Vargas.
Já a champagne é um espumante produzido pelos vinhedos da região de Champagne-Ardenne, na França. Inclusive, o nome é protegido por uma Apelação de Origem de Controle desde 1927. “Podemos dizer que toda champagne é uma espumante, mas apenas esses feitos nessa região norte da França é que podem ser chamados” assim, diz o professor. Além disso, essa bebida é mais complexa e ampla.
Há também diferenças na fermentação do vinho. Para que se torne espumante, ele deve passar por duas fermentações, com a segunda podendo ocorrer em tanques pressurizados ou na garrafa. Já no caso dos feitos da região da França, esta última parte do processo só pode ser feito dentro da garrafa.
Por tanto, ambas são ótimas para serem servidas nas festas de fim de ano, para o brinde ou durante as ceias.
LEIA TAMBÉM