A escritora Roseana Murray, de 73 anos, perdeu um dos braços e uma das orelhas após ser atacada por pelo menos três pitbulls nesta sexta-feira (5) em Saquarema, no Rio de Janeiro. Conforme testemunhas, durante o ataque, ela foi arrastada por pelo menos cinco metros e teve um dos membros superiores dilacerado.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Ela foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, onde passou por cirurgias. Conforme o portal de notícias g1, a instituição de saúde informou que foi necessário amputar o braço direito, mas que o braço esquerdo e o lábio foram reconstruídos. Até a tarde de sexta-feira, estado de saúde dela era grave.
O tutor dos animais é morador de uma casa vizinha. Ele prestou depoimento à Polícia e foi liberado em seguida. Após ser realizada perícia no local, os cachorros foram levados para um lar temporário.
A comerciante Sandra Noleto, amiga de Roseana, contou ao g1 que a escritora costumava sair para caminhar todas as manhãs. O ataque aconteceu justamente enquanto ela se exercitava, por volta das 5h55.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
“Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço”, relatou Sandra, ressaltando que Roseana gritava por socorro.
Pela gravidade dos ferimentos, a vítima foi socorrida de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros.
Sandra mencionou ainda que outras pessoas já haviam sido mordidas pelos cães ao passarem pela rua e que registros de ocorrência haviam sido registrados anteriormente.
Por lei, no estado do Rio de Janeiro animais das raças pitbull, fila, doberman e rotweiller só podem circular em locais públicos usando guias e focinheira apropriados e sendo conduzidos por uma pessoa maior de 18 anos.
Obra da escritora
Nascida no Rio em 1950, Roseane se formou em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy, e começou a escrever poesia para crianças no início da década de 1980.
Com cerca de 100 livros publicados, entre os prêmios recebidos por ela estão os da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Roseane também faz parte da Lista de Honra do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens.
A poetisa é casada com Juan Arias Martínez, jornalista de 91 anos.
LEIA TAMBÉM