abc+

IMUNIZAÇÃO

Entenda o que é o esquema vacinal completo de vacinação contra a Covid

Saiba quais são as orientações para cada imunizante e para cada faixa etária

Kassiane Michel
Publicado em: 02/02/2022 às 15h:33 Última atualização: 22/08/2024 às 15h:13
Publicidade

Primeira dose, segunda, dose de reforço. As recomendações para a vacinação contra a Covid-19 podem trazer diversas dúvidas. Afinal, quando você está com o esquema vacinal completo?

Entenda o que é o esquema vacinal completo de vacinação contra a Covid | abc+



Entenda o que é o esquema vacinal completo de vacinação contra a Covid

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O esquema vacinal primário é considerado completo quando uma pessoa recebe duas doses de vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, ou uma dose da Janssen.

O enfermeiro Edson Luis da Silva, coordenador do Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo, afirma que “o importante é complementar o esquema, e o recomendado é que todos os maiores de 18 anos façam a dose de reforço”.

Quem precisa e ainda não tomou a segunda dose deve procurar a imunização mesmo depois do prazo. “A pessoa deve completar o esquema vacinal. É importante reforçar que o atraso não é um impeditivo, o importante é colocar a vacinação em dia”, ressalta.

 Segundo o enfermeiro, a dose de reforço é necessária para que o vacinado atinja a quantidade de anticorpos suficientes para garantir a proteção – o que significa que, se contaminado, tem menos chances de evoluir para um quadro grave. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 21,5 milhões de brasileiros ainda precisam completar o esquema vacinal.

Dose de reforço

Na sexta-feira (28), a Pasta informou que 53 milhões de pessoas estão aptas a tomar a dose de reforço contra a Covid-19 no País. O número se refere a quem tem mais de 18 anos, concluiu o ciclo vacinal com a primeira e segunda dose e já pode retornar aos postos de vacinação para mais uma aplicação.

Intervalos

Atualmente, contamos com quatro imunizantes aprovados no Brasil. Saiba quais são os intervalos previstos para cada um:

  • CoronaVac
    2ª dose – 28 dias após a primeira dose
    Dose de reforço – 4 meses depois da segunda dose
  • AstraZeneca
    2ª dose – 8 semanas após a primeira dose
    Dose de reforço – 4 meses depois da segunda dose
  • Pfizer
    2ª dose – 8 semanas após a primeira dose
    Dose de reforço – 4 meses depois da segunda dose
  • Janssen
    Dose de reforço – dois meses após a primeira dose

*Prazos para maiores de 18 anos

Vacinação de crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão sendo vacinadas com Pfizer e CoronaVac. Sendo a Pfizer a única vacina usada em crianças com comorbidades, e a CoronaVac é liberada para todos com 6 anos ou mais. A orientação é que os menores de 18 anos recebam duas doses para completar o esquema vacinal, não é necessária a dose de reforço.

 

70% da população já completou o esquema primário

Nesta quarta-feira (2), o número de brasileiros com as duas doses do imunizante era de 150.037.486 de acordo com o painel Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Isso significa que 70,34% da população já completou o esquema vacinal primário.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade