abc+

METEOROLOGIA

Entenda a diferença entre tromba d'água e nuvem funil e o que causa os fenômenos no Sul do País

Segundo a MetSul, nos últimos dias, esses fenômenos aconteceram em Santa Catarina e no Paraná porque a atmosfera estava mais instável

Kassiane Michel
Publicado em: 26/01/2024 às 14h:28 Última atualização: 26/01/2024 às 15h:08
Publicidade

Trombas d’água e nuvens funis foram registrados nas últimas semanas no Sul do Brasil. Esses fenômenos são mais frequentes quando a região está sob efeito de uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, que segundo a MetSul Meteorologia, são chamados de “baixa fria”. Nas redes sociais, circulam imagens de trombas d’água em Santa Catarina nesta sexta-feira (26).

Tromba d'água em Floripa  | abc+



Tromba d’água em Floripa

Foto: Cabo Tiago Moritz / CBMSC

 

A MetSul explica que as baixas frias são “centros de baixa pressão fechados com circulação ciclônica com ar mais frio envolvido e segregado dos seus arredores nos níveis superiores e médios da troposfera”. Essa escala é menor, por exemplo, do que a de um ciclone extratropical em sua fase madura.

Nos últimos dias, esses fenômenos aconteceram em Santa Catarina e no Paraná porque a atmosfera estava mais instável. Já no Rio Grande do Sul, o tempo estava mais aberto com predomínio do sol. Porém, a é esperado um aumento na instabilidade no RS, assim aumenta a chance de trombas d’água e nuvens funis.

Qual é a diferença entre tromba d’água e nuvem funil?

Tromba d’água: é uma coluna giratória de ar que suga a água para fazer um funil tortuoso de água e nuvens conectando a água e o céu. Ocorrem principalmente sobre o oceano, mas podem ser registradas em águas interiores como rios e lagoas. Dentro da tromba d’água, o vento pode passar de 100 km/h. Caso uma tromba avance para a terra firme, é chamada de tornado.

Nuvem funil: Diferente de trombas d’água e de tornados, as nuvens funis não tocam o solo e, dessa forma, não causam estragos. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade