EDUCAÇÃO
ENEM: O que você precisa saber sobre o exame que começa neste domingo
Confira horários da abertura e fechamento de portões, documentação obrigatória, o que levar para fazer Enem e mais
Última atualização: 03/11/2024 10:59
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa a ser aplicado neste domingo (3), a partir das 13h30, em todos os estados do Brasil, incluindo Distrito Federal.
CONFIRA: ENEM: Simulado digital gratuito dá até percentual de acertos com base em 3 provas anteriores
No primeiro dia, as provas serão aplicadas em 1.753 municípios, contando com 4.325.960 inscritos confirmados.
Eles irão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.
LEIA MAIS: ENEM: Veja 4 perguntas frequentes sobre a prova
Horários e fusos
A duração da prova será de cinco horas e meia neste primeiro domingo do Enem 2024 e o término regular está agendado para as 19 horas, no horário de Brasília.
Para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada, o exame será encerrado às 20 horas. Por fim, o candidato que usar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá concluir a prova às 21h.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento do cartão-resposta ou da folha de redação.
ENTENDA: ENEM: Confira 16 dicas para mandar bem na redação
Abertura dos portões
Nos dois dias de provas, a abertura dos portões será às 12 horas e o fechamento, às 13. É proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões.
A programação do exame segue o horário oficial de Brasília, por isso, o horário de abertura e fechamento dos portões, e de início da prova podem variar, de acordo com o fuso horário em algumas regiões do país.
Assim como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos. No distrito de Fernando de Noronha (PE), que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário local.
VEJA: ENEM: Locais das provas são divulgados pelo Inep; confira
No Amazonas (com exceção de 13 municípios: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), além dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões será realizada às 11h e o fechamento às 12h, no horário local.
Já no Acre, os portões serão abertos às 10 e fechados às 11 horas, também pelo horário local.
FIQUE POR DENTRO: Lula sanciona novo ensino médio com veto a mudança no Enem
Documentação obrigatória
O acesso à sala de aplicação somente será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto válido, conforme previsto em edital.
A partir desta edição do Enem, não serão aceitos documentos de identificação descritos abaixo, nem boletim de ocorrência de órgãos policiais, em caso de perda ou roubo de documentos de identificação.