SAÚDE

Em Canoas, 75% dos focos de dengue são em residências

Participação da comunidade é fundamental no combate ao mosquito transmissor da doença

Publicado em: 08/02/2024 11:20
Última atualização: 08/02/2024 11:31

O Brasil está em alerta com o aumento dos casos de dengue. Em Canoas já são 77, este ano, sendo 73 autóctones (contraídos na própria região) e quatro importados. Nova Santa Rita tem dois casos confirmados da doença e, pelo menos, outros 15 suspeitos, que estão em análise. Em Canoas, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, 75%dos focos do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença.

As pulverizações visam o minimizar a circulação do vírus Foto: Amanda Furtado/PMC

O secretário municipal da Saúde, Jurandir Maciel, diante desse quadro, anuncia intensificação nas ações de combate, que irão além das pulverizações que já vem sendo feitas, especialmente no bairro Estância Velha, onde há um surto.

Ele fala que ocorrerão capacitações dos agentes de saúde e que está conversando com entidades locais para que estas se engajem em uma campanha para orientar a população, participando da distribuição de material educativo nos comércios da cidade.

“A ideia é também engajar as escolas da cidade, para que os alunos levem essa informação para a casa. Convidaremos a população a se tornarem agentes voluntários de combate ao mosquito”, afirmou.

Somente no bairro Estância Velha estão confirmados 57 casos positivos de dengue. Outros, pontuais, estão distribuídos entre os bairros Guajuviras, Olaria, Harmonia, Niterói, Marechal Rondon, Nossa Senhora das Graças, São José e Centro, conforme informa o setor de epidemiologia municipal.

Nos dois municípios, agentes trabalham para a eliminação de criadouros, por meio de busca ativa de casos e educação em saúde, com o objetivo de eliminar o mosquito para prevenir novos casos da doença.

Tem que fazer a lição

A população precisa participar ativamente das ações de combate ao mosquito Aedes aegypt, responsável por transmitir a dengue.

As orientações são eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas; manter caixas de água fechadas; colocar tela nos ralos de água da chuva; secar pneus e protegê-los da chuva; limpar calhas da residência, escovar os pratos (uma vez por semana) e trocar a água dos pets diariamente; manter piscinas limpas e com água tratada; usar repelente para o corpo e de ambiente, telar portas e janelas das casas; destinar adequadamente o lixo; não acumular entulhos no pátio.

Eliminar os focos do mosquito é proteger a saúde. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilCanoas
Matérias Relacionadas