abc+

PREPARE O TÍTULO

Eleitores têm encontro com as urnas este ano, antes do pleito municipal

Processo unificado em outubro, em todo o País, no entanto, é facultativo

Arlete Biasibetti
Publicado em: 16/05/2023 às 15h:39 Última atualização: 26/03/2024 às 20h:56
Publicidade

É isso mesmo. Quem diz que o próximo encontro de eleitores com as urnas será no ano de 2024 está ignorando outro pleito que tem no caminho. Neste ano, em 1º de outubro, eleitores escolhem os conselheiros tutelares, em data unificada em todo o território nacional. Assim como nas eleições regulares, a votação ocorre entre 8 e 17 horas.

Cada cidade tem prazos e exigências específicos



Cada cidade tem prazos e exigências específicos

Foto: Adriana Rabassa/Especial

Em Novo Hamburgo, portaria assinada pelo secretário de Administração Fauston Saraiva alerta: servidores públicos municipais vão ser chamados a trabalhar na eleição do Conselho Tutelar. Mas voluntários ou convocados vão poder compensar as horas trabalhadas. Eles ficarão à disposição à disposição da Comissão Eleitoral.

O processo de renovação do conselho tutelar por meio do voto acontece a cada quatro anos. E, assim como nas eleições a qualquer cargo eletivo, pode votar o eleitor que estiver habilitado, mas, diferente dos pleitos eleitorais, o voto é facultativo.

A Justiça Eleitoral disponibiliza o empréstimo de urnas eletrônicas e de software para as escolhas dos membros. Desde 1997, a Justiça Eleitoral disponibiliza a urna eletrônica, apoio e suporte para que entidades públicas organizadas e instituições de ensino possam realizar suas eleições com um sistema de eleição comprovadamente rápido, seguro e imune a fraudes. A iniciativa é conhecida como eleição comunitária.

Os conselhos municipais da criança e do adolescente coordenam a escolha dos conselheiros por meio de comissões eleitorais próprias, mas a atuação da Justiça Eleitoral nas eleições confere ainda mais credibilidade na escolha desses representantes.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade