abc+

PLEITO DE 2024

ELEIÇÕES: Se faço 70 anos em 2024 preciso votar? Veja quando o voto deixa de ser obrigatório

Quando o voto passa a ser facultativo, justificar a ausência não é obrigatório

Publicado em: 06/10/2024 às 09h:56 Última atualização: 06/10/2024 às 09h:56
Publicidade

O primeiro turno das eleições de 2024 ocorre neste domingo (6). No Brasil, o voto é obrigatório, mas para maiores de 70 anos e menores de 18 é facultativo. Mas quem fizer 70 anos no ano da eleição ainda é obrigado a votar? 

ELEIÇÕES: Acompanhe em tempo real a cobertura do domingo de votação na região

Quando o voto passa a ser facultativo, justificar a ausência não é obrigatório | abc+



Quando o voto passa a ser facultativo, justificar a ausência não é obrigatório

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto se torna facultativo para os maiores de 70 anos. Então, a partir do aniversário, o eleitor não é mais obrigado a votar. Caso complete a idade depois do pleito, é necessário votar ainda.

Quando o voto passa a ser facultativo, justificar a ausência não é obrigatório. O eleitor também não terá o título cancelado se faltar a três votações, como ocorre com aqueles que são obrigados a votar. Analfabetos também não são obrigados a votar.

TSE estimula o voto dos mais velhos

Em uma sessão do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), em 12 de setembro, a presidente da corte, Cármen Lúcia, pediu que os maiores de 70 anos não deixem de votar, mesmo sem ter mais a obrigatoriedade constitucional. “Facultatividade não é descompromisso”, afirmou. Segundo a ministra, sua geração viveu períodos de “não democracia”, em referência à ditadura militar, e por isso deve lutar para preservar as conquistas democráticas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade