Quem não compareceu às urnas neste domingo (6) vai precisar justificar a ausência. O prazo é de 60 dias. O voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.
Neste domingo, os eleitores que deixaram de votar deverão fazer a justificativa. É possível realizar por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral (disponível para Android ou iOS).
LEIA TAMBÉM: Veja quantos se reelegeram e as novidades na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo
Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.
CONFIRA: PREVISÃO DO TEMPO: Sol aparece, mas RS tem alerta para chuva nas próximas horas
A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Punição
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.
LEIA TAMBÉM