A senadora do Distrito Federal Damares Alves (Republicanos) se tornou a aposta de uma ala de políticos evangélicos para entrar na corrida à presidência da República em 2026. Conforme publicado na Folha de São Paulo, o incentivo para que Damares esteja entre os candidatos ao Palácio do Planalto acontece diante do atual cenário de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No entanto, de acordo com a Folha, a potencial candidatura da senadora tem um possível obstáculo: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do mesmo partido de Damares. O Republicanos acredita que ela possa ajudar a ampliar a bancada evangélica no Congresso, mesmo que perca a disputa presidencial.
Apelo muito grande
“É um nome muito bom por conta do currículo que tem junto aos evangélicos, aos cristãos”, disse o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ex-líder da bancada evangélica, ao portal. O ex-presidente da frente parlamentar evangélica Eli Borges (PL-TO) também Damares como uma boa candidata.
A senadora do Distrito Federal informou que seu objetivo no momento é cumprir os oito anos de mandato. Em março, contudo, disse ao O Globo para que seu nome fosse esquecido na lista para a próxima eleição ao Planalto.
Como ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, protagonizou episódios polêmicos. Em 2020, por exemplo, ela liderou um grupo que tentava evitar que uma menina de 11 anos, vítima de estupro, realizasse aborto legal, ainda que a gravidez colocasse a vida da criança em risco.
LEIA TAMBÉM