Luto
"Ele amava Novo Hamburgo", diz irmã de Marco Antônio Pereira
Nascido em São Leopoldo, mas criado em Novo Hamburgo, narrador esportivo faleceu neste domingo (17)
Última atualização: 17/03/2024 15:21
O narrador esportivo Marco Antônio Pereira, 67 anos, faleceu na madrugada deste domingo (17), enquanto dormia em sua casa, em São Leopoldo, sua cidade natal.
Marcão sofria de problemas cardíacos e precisou passar por uma cirurgia de cateterismo no coração no início do mês e chegou a ficar internado na UTI do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. Na última quarta-feira (13), recebeu alta e voltou para casa, onde morava com seu filho.
O jornalista iniciou sua carreira em 1981 na Rádio Progresso, de Novo Hamburgo, cidade que passou a morar com sua família desde a infância.
“Nós moramos muitos anos em Novo Hamburgo, eu tinha 8 anos e ele 10. Se criou e se apegou muito à cidade e às pessoas. Ele amava Novo Hamburgo e o Esporte Clube Novo Hamburgo também. Ele gostava muito da cidade e dizia que era de Novo Hamburgo”, relata a irmã de Marcão, Neida Pereira.
Após estudar no Colégios Marista Pio XII e passar a adolescência na Cidade do Vale, Marco Antônio Pereira e a família voltaram para São Leopoldo e depois, ele se mudou para Porto Alegre.
Carreira de sucesso
Após a Rádio Progresso, Marcão também passou pelas Rádios União de Toledo, Difusora, Guaíba, Band, Grenal e Rádio Gaúcha onde atual a maior parte da carreira, cobrindo oito Copas do Mundo.
Também foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) e atualmente narrava no Canal do Jornalista identificado com o Grêmio, Alex Bagé e na Rádio + Independência, de São Leopoldo, onde apresentava o Programa Resenha do Marcão e participava do Arena Esportiva. Marcão deixa três filhos e três netos.
Pelo X (antigo Twitter), Alex Bagé escreveu que o legado de Marcão jamais será esquecido e que o narrador é “imortal em nossos corações”, uma referência ao Grêmio, clube de seu coração.
“Cresci te ouvindo e tive o privilégio de virar teu amigo. Que Deus te receba da mesma forma que tu sempre recebeu teus amigos. Sorrindo e com alguma piada. Te amo irmão e foi um prazer conviver contigo teus últimos dias”, publicou Bagé.
A Rádio + Independência também se pronunciou: “Quando partimos deixamos vários legados. Aqui na + Independência jamais vamos te esquecer e vamos lembrar das coisas boas que participaste, principalmente pelas tuas histórias e as boas risadas quando os microfones estavam desligados. Vá em Paz!!!".
O Grêmio, assim como outros clubes, também se manifestou: “O Grêmio lamenta o falecimento de Marco Antônio Pereira, ocorrido hoje. Um dos grandes narradores do País, ele havia sofrido um infarto há poucos dias, em Porto Alegre. Querido pelos colegas e identificado com o Tricolor, deixa legado de profissionalismo, trabalho e competência”.
Informações sobre o velório e a despedida ainda não foram divulgadas.