TEMPO

EL NIÑO: Quando o fenômeno acaba? Entenda o que está por vir

Ainda, as probabilidades apontam quando La Niña pode ingressar

Publicado em: 30/03/2024 12:10
Última atualização: 31/03/2024 20:42

Após cerca de 9 meses influenciando o tempo, o El Niño está começando a entrar na fase final. O fenômeno, que iniciou em junho de 2023, pode acabar até o final das próximas semanas, segundo a MetSul Meteorologia.


Intensidade do El Niño é medido de acordo com as anomalias de temperatura da superfície do mar Foto: Nasa/Reprodução

A intensidade do El Niño é medido de acordo com as anomalias de temperatura da superfície do mar. E, segundo os meteorologistas, fenômeno tende a chegar ao fim entre o final de abril e o mês de maio.

O último boletim da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (Noaa), dos Estados Unidos, apontou que ela está em 1,3ºC no Pacífico Equatorial Central, região Niño 3.4. Isso significa que a intensidade está moderada, segundo os meteorologistas.

Na região 1+2, nos litorais do Peru e Equador, a anomalia era de -10,1°C na última semana. Portanto, neste local, o Pacífico Equatorial já demonstra resfriamento próximo à costa da América do Sul.

Ainda, as estimativas do Noaa apontam que há 83% de chance de que o El Niño chegue ao fim e a neutralidade permaneça entre abril e junho, marcando o outono.

Quando chega a La Niña?

Há previsão de que a La Niña chegue apenas entre junho e julho. Entretanto, algumas análises evidenciam que o fenômeno pode começar antes do esperado neste ano, nos próximos meses, de acordo com a MetSul.
Para ser considerada um evento atuante, a temperatura do mar precisa estar no patamar do fenômeno e os ventos têm que estar no padrão de fase fria do Pacífico.
As probabilidades do La Niña estar ativo no segundo semestre de 2024 são de 80% para mais, conforme o último prognóstico do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos EUA.

O La Niña provoca o aumento da estiagem e do frio no Sul, enquanto o Norte experencia um volume maior de chuva. 

Probabilidades por trimestre

A MetSul ajustou as probabilidades de como pode ser nos próximos meses, segundo dados do Noaa. Confira:

De maio a julho, as probabilidades apontam para 3% de chance de El Niño, 65% de neutralidade e 32% de La Niña.

Entre junho e agosto, a estimativa é de 1% para El Niño, 37% neutro e 63% La Niña. De julho a setembro, as chances continuam em 1% de El Niño, já a neutralidade desce para 24% e o La Niña sobre para 75%.

Agosto até outubro continua em 1% para El Niño, 17% neutro e 82% de chances de La Niña. Por fim, setembro a novembro ainda tem 1% de El Niño, diminuindo para 14% de neutralidade 85% de La Niña.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas