abc+

ASTRONOMIA

ECLIPSE SOLAR: Que horas começa e quanto tempo vai durar?

Próximo fenômeno deste tipo será em 2 de outubro de 2024

Publicado em: 09/10/2023 às 15h:42
Publicidade

Esta semana é marcada por feriado e também por eclipse anular do Sol. A anularidade (formação de um “anel de fogo” ao redor da Lua) será visível em dez países: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes das Américas – do Alasca à Argentina – será possível ver um eclipse parcial.

Eclipse solar | Jornal NH



Eclipse solar

Foto: Reprodução/Gravity Discovery Centre &Observatory

Especificamente no Brasil, nove estados do Norte e do Nordeste poderão observar o fenômeno por completo no próximo sábado (14). A faixa de anularidade vai passar por Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Só duas capitais poderão ver a anularidade: Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba). Em todo o restante do Brasil será possível ver um eclipse parcial.

O eclipse anular do Sol acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando visível apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

Que horas começa?

Segundo o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse deve começar por volta das 15 horas. Em parceria com entidades estrangeiras, o Observatório vai transmitir o fenômeno pelo YouTube durante toda sua ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30. Em todo o restante do Brasil será possível ver um eclipse parcial do Sol.

O fenômeno começará às 11h30 (horário de Brasília), na costa oeste dos Estados Unidos. Como estará amanhecendo lá, o sol ainda vai estar abaixo do horizonte. Depois o eclipse vai seguir pela América Central e Colômbia. Deve chegar ao Brasil por volta das 15 horas e seguirá até o pôr do sol, por volta das 18 horas (de Brasília).

Fenômeno transmitido

A transmissão do Observatório Nacional, numa iniciativa que envolve diversas instituições brasileiras e uma parceria internacional com o Time and Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários, vai acontecer pelo Youtube.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade