abc+

CUIDADOS ESPECIAIS

ECLIPSE SOLAR: Exposição direta pode causar danos permanentes aos olhos, diz especialista

Saiba como observar o fenômeno de forma segura

Eduardo Amaral
Publicado em: 12/10/2023 às 08h:00 Última atualização: 11/10/2023 às 18h:59
Publicidade

Previsto para este sábado (14), o eclipse anular é um fenômeno no qual a Lua encobre o Sol parcialmente, criando uma espécie de “anel de fogo” nos céus. No Brasil, as regiões norte e nordeste serão as com melhor visualização, com previsão de cobertura quase total nas cidades de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e em João Pessoa, capital da Paraíba.

Eclipse solar | Jornal NH



Eclipse solar

Foto: Reprodução/Gravity Discovery Centre &Observatory

Já no Rio Grande do Sul, o fenômeno deve ser mais tímido, com o Sol tendo entre 16% a 20% da sua área coberta, segundo projeções do Observatório Espacial Heller & Jung, sediado em Taquara. A previsão é que o melhor horário para visualização seja às 16h47 no Estado.

Apesar de encantador para quem assiste, a apreciação do eclipse exige cuidados especiais. “Observar um eclipse solar requer cuidados especiais, uma vez que a exposição direta aos raios solares pode causar danos permanentes aos olhos”, ressalta o professor doutor Fernando Jung, do Observatório Heller & Jung.

Jung deixa claro que não se proteger para acompanhar o fenômeno pode ser muito prejudicial, visto que bastam poucos segundos de exposição direta para causar problemas.

Entre as formas seguras de observar o fenômeno estão o uso de óculos especiais, projetados especialmente para a observação de eclipse. Estes podem ser encontrados na internet ao custo aproximado de R$ 5. Outra forma é com o uso de telescópios e binóculos, desde que estes tenham a proteção correta.

Caso não seja possível o uso de nenhum desses itens, a astrofísica Thaisa Storchi, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, recomenda a compra de um filtro de soldador número 14, que pode ser encontrado em lojas de ferragens. “Eu mesma já comprei uma dessas para poder observar com segurança.”

Mesmo com esses equipamentos, a astrofísica alerta que não é recomendável olhar diretamente para o eclipse por mais de dois minutos.

Thaisa chama atenção para a possibilidade de fazer uma câmera de furinhos, para poder observar de forma indireta. “Basta furar um papelão com pequenos furos e colocar uma folha de papel branco dentro, que ela vai refletir a sombra do eclipse.” Também será possível acompanhar transmissões ao vivo em canais do Youtube.

Abaixo, veja as orientações do Observatório Espacial Heller & Jung para acompanhar o eclipse deste sábado.

  • Óculos de proteção solar: Use óculos de eclipse solar aprovados e certificados para proteger seus olhos. Estes óculos são projetados para filtrar a maior parte da luz solar prejudicial. Não use óculos de sol comuns, óculos de proteção inadequados ou filtros improvisados, como filmes de raio-X, CDs ou vidros escuros;
  • Telescópios e binóculos: Se você estiver usando um telescópio ou binóculos para observar o eclipse, certifique-se de que eles também estejam equipados com filtros solares apropriados. Nunca olhe diretamente para o Sol através de um telescópio ou binóculos sem a proteção adequada;
  • Projetor solar: Uma maneira segura de observar um eclipse é usar um projetor solar. Isso envolve projetar a imagem do Sol em uma superfície, como um pedaço de papel ou uma tela, usando um telescópio ou binóculos. Dessa forma, você não olha diretamente para o Sol;
  • Observação indireta: Você pode criar dispositivos de observação indireta, como uma caixa de sapatos com um pequeno orifício que projeta a imagem do Sol em um pedaço de papel dentro da caixa. Isso permite que você veja o eclipse sem olhar diretamente para o Sol;
  • Transmissão ao vivo: Em muitos casos, as transmissões ao vivo de eclipses solares estão disponíveis online. Se você não tiver acesso a óculos de proteção solar ou equipamento de projeção, considera assistir ao eclipse via transmissão ao vivo;
  • Proteja as crianças: Supervisione atentamente as crianças para garantir que elas não olhem diretamente para o Sol durante um eclipse.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade