Leia também: ECLIPSE LUNAR: Fenômeno deve ocorrer mais uma vez em 2024; saiba quando e se será visível do Brasil
Foi em 5 de maio 2023 que aconteceu o último eclipse lunar penumbral. Com o start às 20h45, o fenômeno teve seu ápice entre 23h06 e 1h27 da madrugada do dia seguinte e proporcionou um espetáculo para os amantes da astronomia.
E para quem estava com saudades, só precisa ficar atento ao céu na madrugada de segunda-feira (25) – sim, o evento astronômico vai ser visível do Rio Grande do Sul.
Conforme o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Heller & Jung, de Taquara, o fenômeno terá início à 1h53 da madrugada de segunda e será visível por 4h39.
Qual a diferença entre um eclipse penumbral e um eclipse total da Lua?
Jung explica que a principal diferença entre um eclipse total da lua e um eclipse penumbral está na intensidade da sombra da Terra na Lua. “No eclipse lunar total, a Lua passa completamente pela umbra, a sombra escura da Terra. A Lua fica completamente escura, com apenas um leve brilho avermelhado. No eclipse lunar penumbral, a Lua passa apenas pela penumbra, a sombra clara da Terra. A Lua fica ligeiramente mais escura”, esclarece.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- como ver eclipse
- ECLIPE
- eclipse 25
- eclipse 25 de março
- eclipse dia 25
- ECLIPSE LUNAR
- eclipse lunar 2023
- eclipse lunar 2024 horário
- eclipse lunar 25 de março de 2024
- eclipse lunar penumbral
- eclipse solar 2024 brasil data e horario
- horario do eclipse
- que horas vai ser o eclipse hoje no brasil 2024
- que horas vai ser o eclipse o rs