abc+

ASTRONOMIA

ECLIPSE LUNAR: Que horas começa o fenômeno nesta terça-feira?

Eclipse lunar deve ficar visível para o todo o Brasil na noite desta terça-feira

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 17/09/2024 às 12h:16 Última atualização: 17/09/2024 às 12h:17
Publicidade

Esta terça-feira (17) é marcada pelo último eclipse lunar do ano, que deve ficar visível para todo o Brasil – desde que não haja nuvens na frente da Lua. 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Eclipse lunar | abc+



Eclipse lunar

Foto: Pixabay

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Segundo a astrônoma, o Brasil inteiro vai acompanhar o evento completo. Mas, este será um eclipse parcial com pequeníssima parte da Lua penetrando na umbra. No máximo do eclipse parcial somente 3,5% da área total da Lua estará escura.

A astrônoma esclarece que, diferentemente do eclipse do Sol, no horário do eclipse lunar, quem estiver vendo a Lua verá a lua eclipsada. Ou seja, a condição para ver qualquer eclipse da Lua é que a Lua esteja acima do horizonte no local onde a pessoa está e também que não haja nuvens encobrindo a Lua.

“Como todo eclipse da Lua acontece na lua cheia e como a lua cheia fica a noite inteira no céu (ela nasce quando o Sol se põe e se põe quando o Sol nasce), então a condição é que seja noite no local que você está no horário do eclipse (e que não haja nuvens na frente da Lua)”, diz.

Que horas começa o eclipse lunar nesta terça-feira?

O eclipse parcial da Lua, na noite do dia 17 de setembro, será visto do início ao fim (ou seja, fase penumbral, parcial e penumbral de novo) em todo o Brasil. O início do eclipse penumbral acontece no horário de Brasília às 21h41mine 7 segundos. O início do eclipse parcial será, a partir das 23h12min 58 segundos; a força máxima do eclipse parcial acontece às 232h44min e 18 segundos; e o fim do eclipse ocorrerá, à zero hora, 15 minutos e 38 segundos, já na madrugada da quarta-feira (18). E, o fim do eclipse penumbral será a 1h34min e 27 segundos da madrugada.

Além de acompanhar a transmissão ao vivo do Observatório Nacional, é possível ver o eclipse simplesmente olhando para o céu (desde que não haja nuvens na frente da Lua). Como o eclipse visível a olho nu é o eclipse parcial, que só começa às 23h12, a Lua estará bem alta no céu para todo o Brasil, o que facilita ainda mais a observação.

*Informações Agência Brasil

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade