A madrugada desta segunda-feira (25) foi marcada por um eclipse lunar penumbral, que ocorre quando a lua entra na sombra externa da Terra (penumbra). É um tipo mais sutil de eclipse lunar, que não se vê o disco de sombra da Terra sobre o Lua, mas sua luminosidade diminui um pouco porque o cone da sombra da Terra está próximo.
O fenômeno teve inicío por volta de 1h53 e de acordo com o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Heller e Jung, de Taquara, o momento máximo do Eclipse foi às 4h13 (veja no vídeo). “Com equipamento foi possível ver uma diminuição da luminosidade da Lua e o realce das ‘partes mais escuras’ que são os Mares Lunares”, destaca.
A madrugada desta segunda-feira (25) foi marcada por um eclipse lunar penumbral, que ocorre quando a lua entra na sombra externa da Terra (penumbra). O ápice do fenômeno foi às 4h13. Confira no vídeo:
????? Observatório Heller & Jung pic.twitter.com/JntwKOTMYy
— Jornal NH (@jornalnh) March 25, 2024
Antes da última madrugada, a última vez que esse fenômeno aconteceu foi em 5 de maio de 2023. Naquela ocasião o start do eclipse lunar penumbral foi às 20h45 e o ápice aconteceu entre as 23h06 e 1h27 da madrugada do dia seguinte.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags