A famosa quantidade de dois litros de água por dia não é regra para todo mundo. Ingerir a bebida é um hábito diário imprescindível para se manter hidratado, mas existe uma fórmula para descobrir qual a quantidade ideal para cada pessoa – outros fatores também devem ser considerados, como a prática de atividade física, por exemplo.
E então, afinal, quanto de água você deve ingerir? Segundo o portal G1, o cálculo individual é bem simples: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo, se uma pessoa pesa 55 quilos, deve tomar no mínimo 1,9 litro por dia.
- A água é insubstituível e deve ser ingerida ‘pura’ – quantidade presente em frutas ou outras bebidas não conta.
- A dica é beber quantidades pequenas ao longo do dia. Faz mal para a saúde, inclusive, ficar o dia inteiro sem beber uma gota, e ‘engolir’ um litro à noite, de uma vez só.
- Por outro lado, beber água demais também pode fazer mal. De acordo com a nutróloga Mariana Carvalho, o excesso pode causar uma maior diluição do corpo humano e hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue.
- Pessoas que suam muito, estão em locais quentes e secos ou praticam atividades físicas, o consumo pode aumentar para 3,5 a 4 litros.
- Indivíduos diagnosticados com problemas cardíacos ou outras comodidades, que possuem restrições na ingestão da bebida, podem consumir entre 1 e 1,5 litro diariamente.
Métodos podem ser adotados
Garrafas medidoras podem ser uma ótima solução para os “preguiçosos da água”. Além disso, outras ideias podem ser colocadas em prática, como: beber dois copos ao acordar; após as refeições; tomar um gole após o cafezinho; colocar alarmes no celular ou em relógios digitais.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags