O filme Divertida Mente 2, da Disney, continua em cartaz nos cinemas brasileiros, no entanto, uma cidade no interior do Ceará contou com a exibição fora dos padrões. Isso porque uma versão pirateada da animação foi exibida em praça pública. O fato ocorreu na noite do último domingo (28) na zona rural do município de Acopiara.
LEIA TAMBÉM: Caio Bonfim conquista medalha inédita para o Brasil na marcha atlética em Paris
Dois dias antes, na sexta-feira (26), o prefeito Antônio Almeida (MDB) publicou um vídeo nas redes sociais convocando a população para a exibição do filme. Em outro vídeo, onde o político aparece com uma tigela de pipoca em frente à televisão, é possível perceber a marca d’água de onde uma plataforma pirata onde o download da animação foi realizado.
No domingo a praça da cidade estava lotada, principalmente de crianças e adolescentes. Ao Diário do Nordeste, Antônio Almeida afirmou que a iniciativa é comum em seu mandato, visando levar entretenimento até as regiões mais afastadas do município. O prefeito reiterou que a exibição do filme não teve cunho político, mas não explicou o fato do filme ser pirateado.
Pirataria é crime
A pirataria consta como crime no Código Penal, no Artigo 184, que trata sobre violação dos direitos do autor. A pena estipulada pode ser a detenção de três meses a um ano ou multa.
LEIA TAMBÉM