abc+

AÇÕES

DOENÇA DE NEWCASTLE: SC reforça medidas de biosseguridade em granjas após casos no RS

Caso positivo levou Mapa a declarar estado de emergência zoosanitária no RS por 90 dias

Publicado em: 22/07/2024 às 16h:57 Última atualização: 22/07/2024 às 16h:58
Publicidade

A Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina publicou uma nota técnica em que destaca a necessidade de reforço das medidas de biosseguridade nas granjas avícolas do estado. 

A ação vem após a constatação de um caso de doença de Newcastle em aves comerciais no Rio Grande do Sul.

Ação vem após confirmação de um caso de doença de Newcastle em aves comerciais no RS | abc+



Ação vem após confirmação de um caso de doença de Newcastle em aves comerciais no RS

Foto: Ministério da Agicultura e Pecuária

FIQUE DE OLHO: DOENÇA DE NEWCASTLE: Ministério da Agricultura descarta três casos suspeitos no RS

O caso levou o Ministério da Agricultura e Pecuária a declarar estado de emergência zoosanitária no RS por 90 dias.

Diante dessa situação, a nota técnica ressalta a necessidade de limitação das visitas de pessoas alheias ao sistema de produção avícola, com o intuito de proteger a saúde e segurança dos plantéis avícolas catarinenses. 

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está adotando diversas ações específicas para garantir a proteção sanitária do Estado.

LEIA MAIS: O que está sendo feito sobre foco de Newcastle confirmado em lote de frango no RS?

Entre as ações estão a análise da movimentação de animais e produtos de origem animal oriundos da região do foco. Além disso, a vigilância ativa em propriedades que receberam animais daquela região nos últimos 30 dias.

Por último, a orientação aos Postos de Fiscalização Agropecuária da divisa sul do Estado para desinfetar todos os veículos provenientes da região afetada.

A secretaria também reforçou a importância da notificação imediata de todas as suspeitas de casos de doença de Newcastle, especialmente aquelas com sinais respiratórios, neurológicos ou de alta mortalidade súbita em aves.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Apesar do caso, a secretaria assegura que o consumo de carne de aves e ovos provenientes de estabelecimentos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial permanece seguro para a população.

O estado de Santa Catarina é o segundo principal exportador de carne de frango do Brasil, atrás apenas do Paraná e logo à frente do RS. No primeiro semestre de 2024, foram embarcadas 563.481 toneladas, com receita de US$ 1,07 bilhão.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade