INSULINA
DIABETES: Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional após 20 anos
Fábrica terá capacidade para 20 milhões de unidades de refis de insulina e ainda poderá fabricar ouros biomedicamentos
Última atualização: 26/04/2024 21:10
A fábrica de insulina da empresa Biomm foi inaugurada em Nova Lima, Minas Gerais, nesta sexta-feita (26). Com a nova unidade, o Brasil retoma a produção do hormônio no país, com capacidade de suprir a demanda nacional de insulina, após 20 anos sem fabricar o medicamento.
Durante discurso de inaugiração, Lula destacou a importância da fábrica para o acesso da população ao insumo e homenageou o trabalho de Walfrido dos Mares Guia, que é um dos sócios-fundadores e membro do conselho de administração da Biomm.
Com história na política, Walfrido é amigo de Lula e foi ministro durante os dois primeiros mandatos do presidente, entre 2003 e 2007.
Emocionado, o presidente contou a experiência de sua bisneta Analua, de 7 anos, que vive com diabetes mellitus tipo 1. "Ela vive com aparelho no ombro, [conectado] com celular, cada coisa que ela come, ela tem que controlar", disse.
"E o que é fantástico é que ela pede para mãe e para o pai aplicar a insulina nela, ela já não tem mais medo, já faz parte da vida dela. [...] Então, eu quero que a minha bisneta Analua saiba que esta figura simpática aqui [Walfrido] vai te dar tranquilidade para você viver mais do que eu e mais do ele está vivendo, porque a vida precisa que os bons vivam muito e que os maus descansem logo."
- GRIPE AVIÁRIA: Existe risco de vírus ser transmitido entre seres humanos? Entenda preocupação da OMS