Depois de comprometer as operações comerciais nos aeroportos de Caxias do Sul e Canoas nos últimos dias, o nevoeiro característico dessa época do ano impactou a rotina do Aeroporto Internacional de Florianópolis nesta quarta-feira (24). O terminal é uma das alternativas ao fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre, desde o início da enchente de maio.
O denso nevoeiro registrado desde o meio da madrugada em toda a parte mais baixa de Florianópolis acabou interrompendo as operações de pouso e decolagem entre 4h30 e 8h30. Três voos foram cancelados e ao menos seis partidas atrasaram. Às 10 horas o sol já predominava na capital catarinense.
Um dos voos cancelados foi o 3511, da Latam, que partiria às 8 horas para Guarulhos, em São Paulo. A advogada Rosane Pinheiro, de Porto Alegre, conta que já optou por viajar a partir de Florianópolis justamente para evitar transtornos que têm sido comuns na Base Aérea de Canoas e em Caxias do Sul. “Prejuízo em série”, lamentou, citando o atraso e a viagem de seis horas até Floripa.
O nevoeiro desta quarta-feira já era previsto pela Defesa Civil de Santa Catarina. Segundo o órgão, ocorre com frequência nessa época do ano especialmente na faixa litorânea. Por ser mais denso, acaba atrapalhando as operações aéreas. Normalmente no meio da manhã o nevoeiro se dissipa e o sol predomina.
Problema na Base Aérea de Canoas
O problema desta quarta em Florianópolis foi registrado na véspera em Canoas, só que em menor proporção. Os dois primeiros voos do dia na Base Aérea, vindos dos aeroportos paulistas de Congonhas e Viracopos, não conseguiram pousar devido ao forte nevoeiro.
O voo 9210, da Latam, que pousaria na Base Aérea às 8 horas, acabou sendo desviado para Florianópolis. Os passageiros foram transferidos de ônibus até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Os que embarcariam no voo de volta, o 9211, previsto para 9h30, foram levados de ônibus até Floripa.
Já o voo 9000, da Azul, que pousaria em Canoas às 9h55, acabou pousando em Caxias do Sul devido ao nevoeiro na Grande Porto Alegre. Os passageiros foram levados de ônibus até Porto Alegre. Os que embarcariam no voo de volta, o 9001, foram levados de ônibus até Caxias do Sul.
Na semana passada o impacto do nevoeiro foi em Caxias do Sul, quando os primeiros voos da manhã também atrasaram ou foram cancelados.
Quando o Aeroporto Salgado Filho volta a operar?
Os procedimentos de solo, como check-in, despacho de bagagem e revista de segurança, já voltaram a ser realizados no Salgado Filho. No entanto, os aviões devem voltar a utilizar o aeroporto de Porto Alegre somente em outubro, em data ainda a ser definida pela Fraport. Será uma operação parcial, sem uso total da pista de 3 mil metros.
A concessionária informa que já está trabalhando no reparo da pista após um mês inteiro de alagamento em quase todo o sítio aeroportuário. Outros equipamentos novos, como partes das rampas que ligam o terminal aos aviões, também estão sendo instalados. A previsão é que o Salgado Filho volte a operar normalmente em dezembro.
LEIA TAMBÉM