abc+

ACIDENTE AÉREO

"Dentro da normalidade até as 13h20": O que dizem FAB e Anac sobre avião ATR-72 da Voepass que caiu em SP

Tragédia aconteceu dentro de um condomínio na cidade de Vinhedos

Nadine Funck
Publicado em: 09/08/2024 às 18h:22 Última atualização: 10/08/2024 às 15h:46
Publicidade

No fim da tarde desta sexta-feira (9), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizaram uma coletiva de imprensa sobre a queda do avião ATR-72 da Voepass em Vinhedo, interior de São Paulo, que causou a morte das 62 pessoas a bordo.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Vídeo mostra queda de avião em São Paulo | abc+



Vídeo mostra queda de avião em São Paulo

Foto: Instagram/@loschi

Conforme os representantes da Anac, a aeronave estava em condições de navegabilidade. Em nota, a agência explica ainda que o avião foi fabricado em 2010 e se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O voo contava com quatro tripulantes a bordo no momento do acidente. Todos estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.

Segundo a FAB, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o voo que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, “ocorreu dentro da normalidade até as 13h20”. 

TRAGÉDIA: Prefeitura de Vinhedo decreta luto de 3 dias por vítimas de queda do avião ATR-72 da Voepass

“No entanto, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas”, explicou também em nota.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

A perda do contato radar ocorreu às 13h22. As informações foram reforçadas durante a coletiva de imprensa.

O DECEA informa, ainda, que o Salvaero foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) seguiam no local no fim da tarde para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

CORREÇÃO: A Voepass corrigiu, neste sábado (10), para 62 o número de pessoas que estavam na aeronave que caiu em Vinhedo (SP).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade