FIQUE ATENTO

DENGUE: Saiba como diferenciar o mosquito Aedes aegypti do pernilongo

Insetos podem ser facilmente identificados por características como cor, hábitos e até pelo voo; entenda

Publicado em: 25/01/2024 16:56
Última atualização: 25/01/2024 17:00

Apesar de muitas pessoas ainda confundirem, você sabia que é fácil identificar as diferenças entre o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e o pernilongo? As características que os diferem são muitas e, por isso, é possível reconhecê-los tanto durante o voo, "em ação", quanto em repouso.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue Foto: Adobe Stock

Saiba como identificar as diferenças:

  • Famílias: Para começar, o mosquito da dengue e o pernilongo são mosquitos de famílias diferentes. Enquanto o primeiro é o Aedes aegypti, o pernilongo é o Culex quinquefasciatus.
  • Cores: As cores são diferentes. O pernilongo tem uma coloração uniforme marrom e o Aedes aegypti tem o corpo preto com listras brancas. O tamanho também: o primeiro mede de 3 a 4 milímetros enquanto o segundo tem de 5 a 7 milímetros.
  • Características e hábito do voo: Enquanto o pernilongo tem um voo mais lento e ruidoso (gerando um zumbido), o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso e costuma atacar de 9h às 13h. Os pernilongos, por sua vez, agem à noite, a partir das 18h.
  • Picada: O pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Já o mosquito da dengue não deixa marcas e não provoca coceira na picada. Vale lembrar ainda que o Aedes aegypti também é o transmissor da febre chikungunya, da febre amarela e do zica vírus.
  • Depósito de ovos: Ambos colocam ovos em água parada, mas o mosquito da dengue prefere água limpa e deposita os ovos em vários locais, individualmente. Já o pernilongo coloca seus ovos juntos, em forma de jangada, em água suja, poluída.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilPaís
Matérias Relacionadas