FIM DE ANO
Deixou os presentes de Natal para última hora? Veja 10 dicas do que comprar de forma fácil e rápida
Enquanto alguns já estão com tudo pronto há meses, outros não sabem o que fazer; confira o que presentear sem desespero
Última atualização: 21/12/2023 16:32
A contagem regressiva para o Natal já começou e o clima está no ar! Alguns já estão com tudo organizado e pronto há meses. Outros são adeptos do jeitinho brasileiro e deixaram para a última hora. Não há motivo para se desesperar. A redação do ABCMais traz cinco dicas do que comprar para presentear todas as faixas etárias, que podem ser encontrados facilmente e não pesam no bolso. Veja:
1. Chocolates
Os queridinhos de muitos, é uma ótima pedida para o Natal. Não importa a idade, agrada a gregos e troianos, dos mais novos aos mais idosos, e pode ser encontrado em quase todo lugar. Se souber o gosto da pessoa presenteada, melhor, mas se estiver em dúvida, aposte nos bombons e barras ao leite que já estão em caixinhas presenteáveis. É uma opção que cabe no bolso dos mais econômicos aos que querem investir mais.
Bons chocolates podem ser encontrados nos mercados ou chocolaterias. As caixas de bombom ou os sortidos são ótimos, é só embalar em um pacote de presente e voilà. Ou opte pelos já embalados para o Natal, em forma de árvores ou de em caixinhas comemorativas, para facilitar a vida e não ter que ir atrás de pacotes.
2. Panetones
Continuando nos doces, este é menos geral, já que nem todo mundo gosta de panetone. Mas, aproveitando o quão fácil é encontrá-los nos mercados e padarias, por vezes até em lojas que não costumam vender alimentos, e com preços que variam do mais baixo aos mais altos, pode ser uma boa saída.
Digamos que a pessoa foi convidada para uma festa de Natal de última hora e está com pouco dinheiro, o panetone é uma ótima saída para não chegar de mãos vazias. A dica é ficar atento ao custo/benefício das marcas e, se souber o gosto do presenteado, melhor. Se não tem ideia, o mais comum é ir de gotas de chocolate, que a chance de erro é menor.
3. Hidratantes corporais ou para mão, loção pós barba ou sabonetes
Este é mais específico para os que amam cheiros, mas podem ser encontrados em farmácias ou nas lojas de perfumaria. Normalmente, já vêm embalados em kits de vários tamanhos e preços, com um pacote festivo, o que torna mais fácil a vida de quem pretende presenteá-los.
Para os sabonetes, escolha os que já vem em embalagens de presente e invista um pouco mais do que gastaria com os de farmácia. No caso dos hidratantes, existem de várias marcas, tamanhos e cheiros, regulando também de preço. Já a loção pós barba, o melhor é comprar os kits nas farmácias ou lojas, depois é só embrulhar e presentear. Ou adquirir como os outros: já devidamente nos pacotes festivos.
Lembrando que esses presentes têm maior chance de dar certo para os que já conhecem um pouco dos que irão receber, visto que cheiros são melhores ou piores de acordo com cada um.
4. Kits de cerveja ou vinhos/espumantes nacionais
Para os amantes das bebidas, kits de cerveja - aqueles que já vem com um copo, em uma caixinha bonita - também podem agradar muito. Alguns não custam mais que R$ 50 nos mercados, tudo depende das marcas escolhidas ou do tamanho do pacote.
Os vinhos e espumantes nacionais também são uma boa pedida. Com um ótimo custo/benefício, podem ser encontrados em mercados e existem para todos os gostos, dos mais secos aos mais doces. Novamente, é melhor já conhecer a pessoa e seus gostos para ter chances menores de errar.
4. Velas perfumadas ou cheirinhos para casa
Talvez uma das novas queridinhas do momento, as velas perfumadas podem ser encontradas em todo lugar. Nos mercados, em lojas específicas e até cafés e sorveterias começaram a investir nos produtos. É outra opção que varia de preço de acordo com o local, mas que pode ser presenteado. Os cheirinhos para casa, como sprays ou difusores, também podem ser uma boa ideia de presente.
5. Canecas, copos ou taças
No caso das canecas, as possibilidades são infinitas. Pode-se comprar as decoradas especificamente para uma ocasião, como as que dizem "melhor mãe do mundo", assim como as clássicas e bonitas do dia-a-dia. Existem também as com o tema de séries, filmes e outros momentos da cultura, encontradas em bazares e outros locais.
Os copos são um caso um pouco diferente. É legal investir nos de chope ou nos de plástico, tudo depende do seu público. Ainda, se quiser presentear alguém que falou sobre não ter o utensílio para algo específico, use o comentário a seu favor.
Já as taças, depende do que a pessoa irá beber. De qualquer forma, podem ser encontrados nos supermercados, por exemplo, por preços baixos até os mais altos.
Uma dica é comprar o utensílio e alguns bombons para enfeitá-lo, terminando com um laço feito de fita para enfeitar e dar o toque natalino.
6. Meias - o clássico das avós
Pode ser o clássico dos avós, mas ainda existem pessoas - por mais que raras - que amariam receber meias, ou que não se importam. É arriscado, mas é uma opção que pode ser encontrado em todo lugar e por preços variados.
7. Para crianças, sempre aposte nos brinquedos
Por vezes, os adultos pensam em agradar os pais no momento do presente para as crianças e acabam comprando roupas. Isso geralmente deixa os pequenos muito decepcionados. Se quiser agradar a criança e não o adulto, aposte em brinquedos. Carrinhos e pequenas bonecas, por exemplo, podem ser comprados em diversos locais, até em farmácias, em preços variados.
8. Maquiagens nacionais
Uma dica é apostar nas maquiagens nacionais. Um bom batom, por exemplo, não precisa significar caro e várias marcas estão disponíveis nas farmácias ou em perfumarias, lojas de roupas e afins. É uma opção viável. Entretanto, o mais aconselhável é conhecer um pouco o presenteado para entender melhor como agradá-lo.
9. Roupas simples
Uma camiseta simples, uma regata, um shorts. São peças coringa e não necessariamente roupas caras, por vezes encontradas até em supermercados. O indicado é saber o tamanho da pessoa, mas também é uma coisa que pode ser trocada depois. E dependendo, para facilitar, pode ser empacotado na própria loja de forma gratuita.
10. Cartões presente
Por último, uma alternativa é comprar os cartões presente, disponíveis em lojas de supermercado ou nas lojas específicas da qual se pretende presentear. Existem em diversos valores e é uma maneira de não errar. Inclusive, hoje existem cartões para usar em aplicativos móveis, por exemplo, para usufruir em jogos online e até em roupas. As possibilidades são variadas, assim como a de agradar o presenteado.