Lançado em julho deste ano na Casa das Artes de Novo Hamburgo, em sessão para convidados, o curta-metragem Pastrana foi premiado na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no último sábado (16).
A produção foi exibida no Cine Brasília e recebeu o prêmio principal do festival: Melhor Curta-Metragem pelo Júri Oficial. O filme também foi premiado com o Prêmio Canal Brasil de Melhor Curta-Metragem e com o Troféu Candango de Melhor Montagem para Bruno Carboni.
O curta é baseado em argumento original de Melissa Brogni, skatista profissional de downhill e bicampeã mundial na modalidade, que estreou na direção com a obra, em parceria com Gabriel Motta, realizador com destacada trajetória em curtas-metragens (Budapest_v4_Final2, Dois Homens ao Mar e O Abraço).
O filme emocionou o público presente no festival ao documentar a trajetória de Allysson Nascimento, skatista de downhill que colocou a cidade de Novo Hamburgo no mapa das premiações mundiais e nacionais do esporte. Ele recebeu o apelido de “Pastrana” em referência ao piloto de motos americano Travis Pastrana.
Pastrana é uma produção da Okna Produções, com o apoio da Locall e de Marx Franzen. Foi contemplado no edital de Fomento à Produção Audiovisual, linha de Coinvestimentos Regionais do Fundo Setorial do Audiovisual, BRDE e Ancine e tem patrocínio da Prefeitura de Novo Hamburgo e do Novo Hamburgo Polo Audiovisual.
Jovem morreu em acidente durante campeonato
O jovem morreu aos 19 anos em um acidente ocorrido durante uma prova do Mundial de Skate Downhill, no Rio de Janeiro, em novembro de 2018.
LEIA TAMBÉM