Você já imaginou que a criação de porcos transgênico pode aumentar a disponibilidade de órgãos para transplantes em humanos? Essa é a intenção de uma empresa paulista e do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Segundo informações da Bandeirantes, um acordo foi assinado para o desenvolvimento da pesquisa.
A previsão da chegada dos animais ao laboratório do IZ é fevereiro de 2024, assim que todas as obras estejam concluídas. Para transformar o objetivo em realidade, estudos conseguiram mostrar que os suínos têm baixa rejeição, já que possuem fisiologia semelhante à dos humanos. Isso é feito através da modificação do genoma, ou seja, a sequência dos genes de um ser vivo, aumentando a possibilidade de uso dos órgãos e tecidos do animal.
Conforme o médico Silvano Raia falou à Bandeirantes, o organismo dos suínos é o que mais se assemelha ao dos humanos. “A viabilização para transplantar coração, rim, córnea e pele é uma realidade, e os estudos tendem a incluir pulmão e fígado”, completa.
Já o diretor-geral do IZ, comemorou o fato das pesquisas serem feitas em solo brasileiro. “Pela inovação da pesquisa a ser conduzida nessa área, tomaremos um caminho diferente, com a contribuição dos nossos pesquisadores e técnicos que vão somar conhecimento à medicina. Isso coloca o Instituto em outro patamar”, conclui.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags