PESO NO BOLSO
Conta de luz vai ter aumento acima da inflação no Brasil; entenda
Alta no valor tem ficado acima da inflação desde 2021 e a tendência é que seja assim este ano de novo
Última atualização: 10/03/2024 15:17
Energia elétrica é essencial para todos os brasileiros, mas é um serviço que pesa, cada vez mais, no bolso do consumidor. O aumento tem ficado acima da inflação desde 2021 e a tendência é que seja assim este ano de novo, como apontam dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A projeção da Aneel é de um aumento de 5,6% para 2024. O valor está acima da inflação, que é estimada em 3,9% pelo mercado financeiro.
Ao g1, a agência disse que, um dos motivos para o aumento são os subsídios. Só este ano, o consumidor vai pagar R$ 32,7 bilhões em encargos nas tarifas de energia, o que representa 12,5% da conta de luz.
Também há o custo da contratação de energia, que é diferente entre os consumidores cativos, que só podem comprar da distribuidora local, e os livres.
Além disso, tem o custo das redes, que são divididas entre transmissão e distribuição. Elas se conectam às redes de distribuição, responsáveis por levar a energia para os consumidores. Assim, há investimentos contratados pelo governo em leilões e que acabam virando tarifa para os brasileiros.
(*) Com informações do g1