PRECIPITAÇÃO
Conheça os tipos de nuvem e como podem indicar como será o tempo
Nuvens são classificadas com base em aparência e altitude e algumas, mais do que outras, podem indicar que a chuva se aproxima
Última atualização: 23/02/2024 16:00
Uma nuvem Cirrus passava pelo céu de Campo Bom, na manhã desta sexta-feira (23). Formada de gelo e cristais, esse tipo de nuvem pode indicar chuvas - ou não.
As nuvens são classificadas com base em aparência e altitude. Algumas, mais do que outras, podem indicar precipitação. Confira algumas, de acordo com a pesquisadora de Física Planetária e Atmosfera Oceânica da Universidade de Oxford Hannah Christensen, em artigo para a The Conversation.
Cirrus
As nuvens Cirrus estão sempre em uma altura acima de 6000 metros e são formadas quase inteiramente de cristais de gelo. Fina e delicadas, se baixarem e cobrirem o céu enquanto ficam mais grossas, podem indicar que uma frente de calor se aproxima, além de um provável período de chuva nas 12 horas seguintes.
Ainda assim, "apenas em altitudes ou latitudes muito altas uma Cirrus produz chuva que pode chegar no solo", explica.
Cumulus
As nuvens Cumulus se formam em dias ensolarados. A terra é aquecida pelo sol e, consequentemente, esquenta o ar acima. O ar quente sobe pela convecção e forma ela. Geralmente, indicam que não irá chover.
Cumulonimbus
Quando as Cumulus ficam maiores e se estendem pela atmosfera, pode ser um sinal de chuva. Elas se tornam as Cumulonimbus, nuvens de tempestade. Tem a aparência de bigorna, com o topo achatado e a cauda encostando no solo.
Stratus
Sabe quando a paisagem parece estar tampada por uma espécie de lençol? É a Stratus. Ela é fina, o que indica que as chances de chuva são muito pequenas. Ela também é muito parecida com a névoa.