abc+

MUDANÇA DE ESTAÇÃO

Confira a previsão do tempo para a primeira semana do outono na região

MetSul Meteorologia prevê episódios de frio pontuais na nova estação, que eventualmente podem ser fortes

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 20/03/2023 às 06h:00 Última atualização: 26/02/2024 às 11h:54
Publicidade

O outono, que começa às 18h25 desta segunda-feira (20), caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno. Neste ano, porém, segundo a MetSul Meteorologia, a estação terá predomínio de dias de temperatura acima da média e muitos até quentes para a época do ano. Mesmo que um outono frio seja extremamente improvável, a MetSul destaca que isto não significa que vai deixar de fazer frio. “Os episódios de frio que tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes.” A tendência, assim, é que não ocorra frio persistente e muito prolongado neste outono.

Apesar das folhas caindo, fim de semana foi de altas temperaturas



Apesar das folhas caindo, fim de semana foi de altas temperaturas

Foto: PAULO PIRES/GES

Com a nova estação, a chuva retorna com mais frequência à região. Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, a chuva pode chegar na terça-feira (21), e com risco de temporal, a mínima é de 21°C e a máxima de 29°C na região metropolitana. Já na quarta (22), e quinta-feira (23), o tempo fica estável e refresca um pouco, quando a temperatura varia entre 20°C e 31°C. Na sexta-feira (24) podem ocorrer pancadas de chuva e o dia terá mínima de 18°C e máxima de 28°C. Assim como foi o último fim de semana do verão, ainda nesta segunda será muito quente. “Os Vales do Sinos, Taquari e Rio Pardo tiveram as máximas mais altas do Brasil nesses últimos dias”, destaca Estael.

Temperatura vai oscilar

Mesmo o clima refrescando, o casaco deve ficar por mais tempo no armário. “Vamos ficar em um vai e vem de temperatura, com madrugadas mais frias. Já a chuva deve voltar aos poucos para a região, mais na metade do outono. Por ser período de transição, aumentam as quedas bruscas de temperaturas, temporais e riscos de vendavais na região Metropolitana”, reforça Estael.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade