Além da harmonização, existem outros elementos que podem deixar as escolhas para as comemorações do final de ano ainda mais fáceis. Confira 10 dicas para não errar com os vinhos e espumantes no Natal, segundo o vice-diretor da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), Marcelo Vargas.
1. Prove, deguste e beba o que você gosta
Nada é mais importante do que o gosto pessoal. O vinho, as regras e as escolhas são do controle de cada um.
2. Saiba onde será o evento e o que será servido
É sempre interessante saber onde a celebração será feita e o que vai ser servido na ceia. Se for optar pela harmonização, são informações interessantes para ajudar no momento.
3. Se puder, tenha mais de um estilo de vinho
Ter mais de um estilo pode ajudar na ceia, principalmente quando não se sabe exatamente o que será servido. “Você pode levar um espumante e um tinto leve, ou rosé com branco”, diz.
4. Evitar regras é sempre interessante
Para não ficar conhecido como o chato da turma, é sempre bom abandonar as “regras”, como só tomar se for em uma taça específica ou reclamar que o vinho não está no exato grau certo para ser tomado. Claro que esses direcionamentos são bons, mas não são leis universais, apenas sugestões.
5. Vinho no Natal é para compartilhar
Leve vinhos para compartilhar com as pessoas. Se existir aquele vinho que fica guardado para o momento certo, esta pode ser a melhor hora. A última dica é dividi-lo com quem ama e confraternizar. O principal é que vinho, segundo Vargas, tem como essência aproximar as pessoas.
Por tanto, não há leis para degustar um bom vinho, seja ele com álcool ou não. O importante é escolher de acordo com os gostos pessoais e aproveitar com as pessoas queridas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags