OPORTUNIDADE
CONCURSO PÚBLICO: Portaria para criação de até 500 vagas para MPS é publicada; veja qual cargo
Entenda o que portaria, publicada pelo MPS nesta quinta-feira (14), diz sobre edital e mais
Última atualização: 14/11/2024 15:58
O governo federal publicou, nesta quinta-feira (14), a portaria que autoriza o concurso público para aumentar o número de funcionários no Ministério da Previdência Social (MPS), com até 500 vagas para peritos médicos federais.
LEIA TAMBÉM: FIM DA ESCALA 6x1: "Para as mulheres vai ser um benefício", diz ministra
Embora a portaria oficialmente preveja 250 vagas para perito médico federal, o secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, afirma que mais vagas devem estar no edital, como cadastro reserva. "Nosso intuito é convocar os 500 peritos imediatamente", disse.
CONFIRA: Não é aceitável propor anistia a pessoa que atenta contra Poderes, diz diretor da PF
Edital e seleção
A expectativa da pasta é que o edital seja publicado nos próximos seis meses. Nele, estarão os detalhes com locais de prova e conteúdo. Ainda, a portaria definiu que os exames devem ser feitos, no mínimo, até dois meses após a publicação do documento.
A prioridade do MPS é preencher as vagas nas regiões do Brasil onde faltam mais servidores, como Norte e Nordeste.
FIQUE DE OLHO: Sem concurso? Confira as vagas por cidade no processo seletivo do governo do RS; salários chegam a R$ 10,8 mil
Onde aprovados irão atuar
E, quem estiver pensando em prestar o concurso público, deve estar ciente que, quem for aprovado, está mais propenso a atuar fora das capitais. Isso porque elas já possuem um bom número de funcionários, de acordo com a pasta, ao contrário das outras cidades.
SAIBA MAIS: CONCURSO PÚBLICO: Ainda dá tempo de se inscrever para vagas com salários de R$ 35 mil no RS
O último concurso público para peritos médicos foi realizado em 2011 e preencheu de 375 vagas. Atualmente, o MPS conta com um total de 3 mil profissionais de perícia médica.
Carreira de perito médico federal
Os peritos serão vinculados nas Divisões Regionais da Perícia Médica Federal, onde entrarão em exercício nas Agências da Previdência Social.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A MPS explica que, desde 2019, os profissionais passaram a fazer parte do quadro de servidores da pasta. Ainda nesse mesmom ano, foi criada uma nova estrutura organizacional para a profissão, com a instituição da Subsecretaria da Perícia Médica Federal (SPMF). Assim, eles deixaram de fazer parte dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Atualmente, os peritos estão sob o âmbito do Departamento de Perícia Médica Federal - DPMF.