PASSO A PASSO

Como impedir que IA use suas publicações no Facebook e Instagram para treinar

IA da Meta pode usar qualquer informação que seja postada nas redes sociais, mas há uma maneira de impedir que isso seja feito

Publicado em: 24/06/2024 17:19
Última atualização: 24/06/2024 17:19

 

A Meta está investindo na própria Inteligência Artificial (IA) e pretende implementar a tecnologia nos aplicativos internacionalmente até o final do ano. Porém, para isso, o sistema precisa ser treinado e ele pode fazer isso usando as suas publicações no Facebook e Instagram.



Desde a mudança, anunciada na semana passada, a IA da Meta pode usar qualquer informação disponível publicamente, dados licenciados na internet e informações que as pessoas compartilham nos produtos e serviços da empresa. Ou seja, nas redes sociais citadas. 

A IA tem permissão de usar as postagens, fotos que estejam públicas e as legendas usadas nelas, além de tudo que for compartilhado com o sistema enquanto ele é usado. A única restrição, segundo a Meta, é o conteúdo das mensagens pessoais enviadas usando os serviços.

Entretanto, há uma maneira de impedir que a IA da Meta use suas postagens nos aplicativos da marca.

Como impedir que IA use suas publicações no Facebook e Instagram para treinar

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil garante que o dono do perfil tenha a opção de negar que a IA use as informações para treinamento, mesmo que elas sejam públicas. Confira como negar: 

  • Entre no próprio perfil e clique nos três traços do canto superior direito da tela;
  • No fim da página, vá para a aba Sobre;
  • Clique em Política de Privacidade;
  • Vá até os três traços, ao lado da lupa;
  • Clique em Outras políticas e artigos;
  • Acesse a aba Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa;
  • Baixe até a parte Privacidade e IA generativa;
  • Clique em direito de oposição;
  • Preencha o formulário, justifique a decisão e envie.

A Meta irá avaliar o formulário e, assim que isso for feito, a IA será bloqueada de usar os dados do perfil para aprender.

Ainda assim, a IA da Meta pode usar as suas informações

Enviar o formulário pode não ser o suficiente para proteger as informações pessoais da ferramenta, já que ela ainda pode usar, por exemplo, uma imagem ou um texto, desde que ele tenha sido publicado por outra pessoa nos serviços da empresa que não tenha se oposto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas