Chamado de cometa do século, o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), é esperado com grande expectativa por astrônomos e enstusiastas de todo o mundo, incluindo o Brasil.
E ele pode ser visto a partir desta sexta-feira (27), quando fica mais perto do Sol, no chamado periélio, conforme o Observatório Nacional.
LEIA MAIS: Filhotes de animais da fauna nativa são salvos na área central de Canela; veja foto
Na verdade, o cometa já está próximo, mas não visível. Ele continua ofuscado pelo brilho do Sol, explica o astrônomo do Observatório, Filipe Monteiro.
“Desde agosto até a última semana de setembro o cometa ficará ofuscado pelo brilho do Sol, pois está muito aparentemente muito próximo do Sol, dificultando a sua observação”, explicou.
FIQUE DE OLHO: Meteorologistas encontram indício da presença de La Niña pela primeira vez em 2024
Quando o cometa fica visível
Somente durante o periélio, quando fica mais próximo do Sol, é que começará a ser visível. No caso, nesta sexta-feira (27), a uma distância de 0,391 Unidades Astronômicas (UA). Ainda, ele acabará se movendo até uma distância mínima de 0,39 UA do Sol neste sábado (28).
Entretanto, Monteiro explica que o cometa ficará mais próximo da Terra em 13 de outubro, quando ele ficará a uma distância de 0,472764 UA, totalizando 70.724.459 quilômetros.
Sua órbita retrógrada e parabólica, que o faz se mover na direção oposta à maioria dos corpos celestes do sistema solar, o levará a uma distância mínima de 0,39 unidades astronômicas (UA) do Sol em 28 de setembro de 2024.
ENTENDA: Malefícios à saúde? Pesquisadores elaboram manifesto contra retorno do horário de verão
Visão a olho nu?
A previsão do Observatório é que a chegada do cometa seja visível a olho nu, enquanto se aproxima consideravelmente do Sol e da Terra entre setembro e outubro deste ano.
Entretanto, Monteiro explica que não há como afirmar que isso irá acontecer por conta da intensidade do brilho do objeto, que pode ser imprevisível.
VEJA: VÍDEO: Designer encontra carrapato em cílios de cliente
Como ver o cometa
Por conta disso, pode ser que seja necessário usar alguns instrumentos para poder ver o cometa blabal, como binóculos e telescópios. Porém, o astrônomo dá as seguintes dicas para os entusiastas conseguirem observar o cometa do Brasil:
- Observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol;
- Ele está visível um pouco antes do amanhecer no final de setembro;
- A partir da última semana de setembro, por volta do dia 22, o cometa poderá ser visto no céu ao amanhecer;
- Em setembro, ele irá transitar pelas constelações de Virgem e, em outubro, pelas de Serpente e Ofiúco;
- Após os dias 7 e 11 de outubro, o cometa irá se afastar do Sol novamente e poderá ser visto após o pôr do sol.
LEIA TAMBÉM
“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de até 30 graus”, destacou o astrônomo.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
O que é o cometa C/2023 A3
O cometa C/2023 A3 foi descoberto no Observatório Chinês de Tsuchinshan, em janeiro de 2023, e confirmado pelo sistema da Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas) um mês depois.
Ele possui uma órbita retrógrada parabólica, o que faz com que ele se mova na direção oposta à maioria dos corpos celestes do sistema solar, explica o Observatório.
- Categorias
-
Tags
- astronomia
- astronomo
- astronomo explica
- C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS
- CIÊNCIA
- cometa
- cometa C/2023 A3
- COMETA DO SÉCULO
- cometa do seculo no brasil
- como ver cometa c/2023
- como ver cometa do seculo no brasil
- comov er cometa do seculo
- dicas astronomo
- espaço
- Física
- mundo
- NASA
- objeto espacial
- observatório chinês de tsuchinshan